A Gestão Educacional e Avaliação Institucional
Por: Talita Mara • 23/8/2024 • Trabalho acadêmico • 7.893 Palavras (32 Páginas) • 35 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
L
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR EM PROL A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Gestão Educacional e Avaliação Institucional, Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II
Tutor eletrônico: Josiane Paes de Camargo Borzuk
Tutor de sala: Laura Akiko Hazama
VÁRZEA GRANDE
2018
SILVA, Daniela Rocha Brasileiro da Luz e. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR EM PROL A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2018. 19 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Várzea Grande, 2018.
RESUMO
Este trabalho foi elaborado e pautado sobre participação ativa dos segmentos da escola e comunidade, com o objetivo de apresentar as características do gestor participativo em prol a uma educação de qualidade, bem como a importância do Planejamento Pedagógico, e que o norteamento dos seus trabalhos seja de forma conjunta e integrada. Ressalta-se que a gestão educacional, em caráter amplo e abrangente, do sistema de ensino, e a gestão escolar, referente à escola, constituem-se em área estrutural de ação na determinação da dinâmica e da qualidade de ensino. Tendo como seqüência escolar e demanda uma maior autonomia dos educadores, com relação a normas e projetos preestabelecidos e exteriores a eles. As políticas educacionais permeiam os processos considerados propostas amplas e preestabelecido ás ações, pois uma coisa é o que se estabelece e outra a que se consegue realizar. Cabe a gestão escolar o enfrentamento de tais desafios no seu cotidiano. Diferenciadas de ação, bem como o estabelecimento de uma metodologia adequada no desenvolvimento das mudanças. Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas.
Palavras-chave: Gestão. Participação. Transformação. Mudanças. Aprendizagem.
SUMÁRIO
1 Introdução....................................................................................................05
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................06
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................18
3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................18
3.2 Justificativa.................................................................................................18
3.3 Problematização.........................................................................................18
3.4 Objetivos.....................................................................................................19
3.5 Conteúdos...................................................................................................19
3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................20
3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................20
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................20
3.9 Avaliação....................................................................................................20
4 Considerações Finais....................................................................................21
5 Referências...................................................................................................22
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda primeiramente o perfil do gestor escolar, a participação ativa nos segmentos da escola e comunidade escolar nos processos educacionais em que se fala sobre as ações pedagógicas. A partir do momento que houver a resolução do problema da falta de conscientização e efetivação nas ações pedagógicas, haverá melhoria de qualidade. E num segundo momento a importância do planejamento pedagógico na escola.
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar o perfil do gestor e sua missão no planejamento participativo em busca de uma educação de qualidade para todos. Cada sociedade, considerada num momento determinado de seu desenvolvimento apresenta uma determinada, organização social e, em consequência, uma determinada concepção de educação e de escola. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica.
Na verdade, a escola não está isolada, pois ela depende de recursos humanos, materiais, financeiros e decisões políticas e administrativas. Mas, a forma como está sendo conduzido o ensino na escola pública, tem contribuído basicamente para a formação de indivíduos sem consciência crítica, frente ao contexto social no qual estão inseridos. Aliado a essa questão, é como depararmos com alunos aliados do sistema educacional, justificando-se seu não enquadramento meramente a fatores extras escolares. Não só estes fatores constituem aparamento para que ocorram avanços no aprendizado do aluno, mas no recinto interno com normas, regulamentos, currículos, relação de professores e alunos também contribui negativamente ou positivamente.
Valores e padrões de conduta requeridos para o aperfeiçoamento democrático desafiam o formalismo e alienação dos programas escolares, exigindo processos e modos de relacionamento capazes de formar cidadão para o pluralismo, para o senso tolerância, de solidariedade e de solução pacífica de conflitos. Trata-se não só da educação para a democracia, mas também do estabelecimento de ambiente de relações educativas democráticas voltadas para a participação societária, para o engajamento nas distintas estruturas de representação e, para o exercício dos direitos de cidadania.
Espera-se que esta escola seja capaz de garantir um modelo de atendimento que assegure qualidade social adequado aos níveis de aprendizagem e comprometido com a inclusão das pessoas às esferas da produção, assegurando aos profissionais da educação, suportes de atendimento e condições de trabalho compatíveis com as exigências de seu desempenho profissional.
Essa escola deve ser capaz de identificar e gerenciar a solução de seus problemas, viabilizando seu Planejamento Pedagógico, visando capacitar o aluno para interpretação e apropriação da realidade.
...