A HISTORICIDADE ESCOLAR E PERPETUAÇÃO DA MANUTENÇÃO DE CLASSES
Por: Jessica Costa • 10/12/2018 • Relatório de pesquisa • 470 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Fórum de inclusão:
A inclusão das diferentes classes sociais no mercado DE TRABALHO
O EIXO TEMÁTICO DA PESQUISA FOI:
A HISTORICIDADE ESCOLAR E PERPETUAÇÃO DA MANUTENÇÃO DE CLASSES.
A referida pesquisa foi feita no intuito do estudo de como o meio familiar e os níveis de escolaridade do contexto social do individuo afetam a perspectiva escolar e corrobora para a manutenção de classes como o referencial utilizado defende.
Bourdieu diz que a percepção de que a reprodução das desigualdades sociais por meio da escola é inevitável, na medida em que as diferenças culturais e escolares entre as classes, sendo relativas, tenderiam sempre a manter-se, mesmo, por exemplo, quando aumentado o acesso ou o aproveitamento escolar das camadas populares.
Dessa forma, parece-nos possível pensar que, ao mesmo tempo em que a escola é uma das principais instituições que contribui para a manutenção da ordem social, ela também pode ser uma das agências a contribuir para a ruptura do círculo vicioso da reprodução, ainda que apenas em termos micros-sociais, ou seja, no nível individual.
Família e escola representam, portanto, duas maneiras de transmissão de herança econômica e cultural. São duas instituições estruturadas para tal transmissão e que possuem uma relação de interdependência, na qual uma se alimenta da outra e vice-versa. Ambos são espaços que servem como mantenedores de uma ordem social hierárquica, desigual e assimétrica e que estimulam, ou não, uma predisposição à cultura.
O conceito que concretiza o entendimento acerca da relação indivíduo-sociedade, na obra de Bourdieu, é o de habitus:
"... O sociólogo descobre a necessidade, a coação das condições e dos condicionamentos sociais, até no íntimo do 'sujeito' sob a forma do
que chamo de habitus" (Bourdieu, 1990a, p. 28).
O habitus é, portanto, um conceito que permite pensar a mediação entre condicionamentos sociais e subjetividade dos indivíduos (Setton, 2002).
Dados:
A amostra populacional da pesquisa foi de 62 pessoas com diferentes níveis de escolarização que variam entre doutorado, nível técnico, médio e fundamental.
As regiões de abrangência foram sudeste, centro- oeste e Sul do Brasil, com cerca de VINTE E DUAS cidades dentro das pesquisas.
Metodologia:
O lócus utilizado foi o Google Formulários, e o tempo disposto para confecção e aprimoramento das pesquisas foi de 72 h.
21 Perguntas variantes (Abertas e de múltipla escolha)
Houve também o preenchimento dos formulários in lócus, por meio dos estudantes nas escolas visitadas: Pública e privada, que não irão ser citadas por motivos éticos, e dentro da Unifal.
Os embasamentos teóricos referenciais foram:
- As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas1,2 François Dubet* Marie Duru-Bellat** Antoine Vérétout***
- A ESCOLA E O SUCESSO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES À LUZ DE PIERRE BOURDIEU
SCHOOL AND SCHOOL SUCCESS: REFLECTIONS BASED ON PIERRE BOURDIEU *Debora Cristina Piotto.
...