A HISTÓRIA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Por: Maria Palloma • 27/8/2021 • Ensaio • 4.763 Palavras (20 Páginas) • 123 Visualizações
A HISTÓRIA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Maria Palloma da Silva Santos
mariapalloma19@gmail.com
RESUMO:
Este artigo apresenta uma discussão sobre o ensino da História da Matemática como recurso metodológico em sala de aula e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem desse componente curricular. Buscamos através deste, discutir sobre a importância do ensino da história no contexto matemático enfatizando a importância da sua contextualização com o seu processo histórico e a interdisciplinaridade com as demais ciências, assim como estimular os professores a utilizarem a História como estratégia didática em suas aulas, fornecendo desse modo uma melhor contribuição para o desenvolvimento do ensino matemático. Levando em conta que o ensino contextualizado da Matemática proporciona ao professor dinamizar sua prática docente, promovendo a (re)construção de conceitos e atitudes matemáticas, propiciando aos alunos mais qualidade nas aprendizagens o que resulta no crescimento intelectual, amplo e significativo. Optamos por fazer uma pesquisa predominantemente bibliográfica subsidiada nas contribuições de autores como: D’Ambrósio (1996), Teixeira (2012), Oliveira (2009), Fossa (2006), entre outros. Pontuando que esse estudo proporciona uma reflexão sobre a Matemática e a forma como ela é ensinada ao mesmo tempo em que podemos perceber novas possibilidades para esse ensino, dentre elas, a utilização da História como aporte didático.
Palavras chave: História da Matemática. Recurso Metodológico. Ensino-Aprendizagem. Contextualização.
ABSTRACT:
This article presents a discussion about the teaching of the History of Mathematics as a methodological resource in the classroom and its contribution in the teaching-learning process of this curricular component. Through this, we seek to discuss the importance of teaching history in the mathematical context emphasizing the importance of its contextualization with its historical process and the interdisciplinarity with other sciences, as well as to stimulate teachers to use History as a didactic strategy in their classes, thereby providing a better contribution to the development of mathematical teaching. Taking into account that the contextualized teaching of Mathematics allows the teacher to dynamize their teaching practice, promoting the (re) construction of mathematical concepts and attitudes, providing students with more quality in learning resulting in intellectual growth, large and significant. We chose to do a predominantly bibliographic research subsidized in the contributions of authors such as: D'Ambrósio (1996), Teixeira (2012), Oliveira (2009), Fossa (2006), among others. This study provides a reflection on Mathematics and how it is taught at the same time that we can perceive new possibilities for this teaching, among them, the use of History as a didactic contribution.
Keywords: History of Mathematics. Methodological Resource. Teaching-Learning. Contextualization.
INTRODUÇÃO
A matemática é vista por muitos como um bicho de sete cabeças, a qual muitos a temem, julgando-a difícil de ser compreendida devido seus amplos cálculos, que muitas vezes o aluno não compreende qual o seu real objetivo, fazendo com que essa disciplina torna-se algo técnico, devido sua contextualização ser deixada de lado.
Dessa forma, as aulas de matemática, bem como de outras disciplinas, não devem ser desligadas da realidade do aluno e nem a matemática ser vista como uma matéria isolada, pois essa deve partir do real do aluno, de suas vivências e suas experiência, para que se tenha maiores resultados na aprendizagem, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática reforça que “O significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos” (BRASIL, 1997, p. 15). E para que a contextualização aconteça é necessário que o aluno conheça a história envolvida em cada fórmula ou processo utilizada para a resolução dos cálculos matemáticos.
O estudo histórico se faz importante para conhecermos o processo de evolução de algo e/ou alguma coisa, pois é nesse estudo que conhecemos seus avanços e a importância das transformações ocorrentes em cada época histórica, é através dela que passamos a entender a importância desses processos na vida do ser humano, que é o mais afetado pelas transformações e o mais interessado pela mesma.
Dessarte, o presente artigo tem por objetivo proporcionar uma análise reflexiva quanto à relevância da história no ensino da matemática, pois se percebe a pouca utilização desse recurso, desconsiderando assim a sua importância, dado que esse método de ensino proporciona ao aluno maior entendimento e compreensão ao estudar a matemática. Essa metodologia é interessante porque auxilia o/a professor/a no desenvolvimento da aula e motiva o educando para que se tenha maior interesse e curiosidade quanto ao estudo dessa disciplina.
A isso, nos propomos a responder a seguinte indagação: de que maneira a história, como um recurso metodológico, pode auxiliar no ensino de matemática?, fazendo isso a partir de reflexões dos escritos de autores como: D’Ambrósio (1996), Teixeira (2012), Oliveira (2009), Fossa (2006), entre outros, além de uma entrevista semi-estruturada com professores de matemática do ensino fundamental, para elucidar nossos estudos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ensino da Matemática pode recorrer à utilização de uma diversidade de aportes didáticos, visando a contextualização do conhecimento matemático, a aproximação dos alunos com os saberes matemáticos, a desmistificação da Matemática escolar, muitas vezes identificada como difícil, e especialmente promovendo aprendizagens significativas sobre os conteúdos matemáticos, produzidos científica e historicamente. (TEIXEIRA, 2012).
A História da Matemática é uma importante opção para o ensino da Matemática, considerando sua construção social. Destacamos que além de
...