A IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: CarlaRejane • 7/8/2015 • Trabalho acadêmico • 5.175 Palavras (21 Páginas) • 331 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
EVA DO CARMO CAMARGO
RU 599724
A IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ESPUMOSO
2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
EVA DO CARMO CAMARGO
RU 599724
A IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Titulo de Pedagogo.
Área de Concentração: Equoterapia. Educação Infantil.
Professor Orientador: Jussânia Sonda
ESPUMOSO
2013
Ninguém ignora tudo.
Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire
RESUMO
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como finalidade tratar do tema da da importância da utilização da Equoterapia, como um instrumento terapêutico para o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo para os alunos com dificuldades de aprendizado e com necessidades especiais na Educação Infantil, e teve como objetivo verificar quais são as contribuições da Equoterapia como um instrumento terapêutico, pedagógico e didático para o processo de aprendizagem, em especial no aspecto social, afetivo, psicomotor e cognitivo na Educação Infantil. A pesquisa foi bibliográfica, com o método exploratório e dedicou-se aos métodos investigativos e dedutivos. Como resultado da pesquisa, foi possível verificar que a equoterapia deve ser implementada nas escolas como um instrumento pedagógico de auxílio para o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo para os alunos com dificuldades de aprendizado na Educação Infantil. Logo, a literatura infantil é um excelente apoio para o ensino e um ótimo instrumento para a educação infantil aos alunos portadores de necessidades especiais.
Palavras - Chave: Cavalo. Educação infantil. Equoterapia. Pedagogia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 06
2 A EDUCAÇÃO INFANTIL 08
3 A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO 10
4 EQUOTERAPIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E NECESSIDADES ESPECIAIS 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tratou da importância da utilização da Equoterapia, como um instrumento terapêutico para o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo para os alunos com dificuldades de aprendizado e com necessidades especiais na Educação Infantil.
Os alunos portadores de necessidades especiais, somente pelo fato de possuírem necessidades específicas, certas dificuldades, sejam mentais, auditivas, visuais, físicas, sociais ou psicológicas, já possuem grandes obstáculos a enfrentar na sociedade, nas escolas e nas famílias, de modo que o modelo educacional que se estabeleceu durante o longo da história da educação no mundo sempre excluiu esses alunos das oportunidades de aprendizado e de escolarização, de modo que esses alunos e crianças sofrem até com o despreparo de seus familiares para lidar com a situação, portanto, a educação inclusiva e especial, por si só, já são temas de alta relevância social e principalmente de importância acadêmica para alunos do Curso de Pedagogia.
Sabe-se que o uso do cavalo tem sido muito importante no desenvolvimento psicológico, motor, mental, psíquico e cognitivo dos alunos com necessidades especiais razão pela qual pesquisar e estudar sobre o assunto foi relevante para esta acadêmica de Pedagogia.
O objetivo da presente pesquisa foi verificar quais são as contribuições da Equoterapia como um instrumento terapêutico, pedagógico e didático para o processo de aprendizagem, em especial no aspecto social, afetivo, psicomotor e cognitivo na Educação Infantil. Para isso é imprescindível analisar a equoterapia como uma possibilidade de aprendizagem, visando a inclusão social de crianças portadoras de necessidades especiais físicas e/ou mentais; verificar quais os benefícios trazidos pela equoterapia aos alunos/crianças da Educação Infantil com dificuldades de aprendizado, especialmente aqueles que tem necessidades especiais, sejam físicas ou mentais; e estudar o papel da pedagogia na Educação Infantil agregada à equoterapia, para que os alunos com dificuldades de aprendizado e necessidades especiais tenham melhoria no desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo.
No presente trabalho foi abordado primeiramente o tema genérico sobre a educação infantil, uma breve abordagem do tema. No segundo capítulo foi tratado sobre a educação especial e a necessidade de incluir os alunos com necessidades especiais no sistema educacional, nas escolas, na sociedade e nas famílias, e no terceiro capítulo foram abordadas as questões sobre a equoterapia, o uso dela, conceitos, benefícios, procedimentos, caracterizações, bem como a sua aplicação na educação infantil e com os alunos portadores de necessidades especiais.
2 A EDUCAÇÃO INFANTIL
O presente trabalho compreende de forma específica sobre o uso do cavalo através da equoterapia como um meio didático, terapêutico e pedagógico para crianças com necessidades especiais em idade escolar condizente com a educação infantil, de modo que a equoterapia é um dos meios existentes mais apropriados para encantar e conquistar o aluno da Educação Infantil, de modo a promover o bem-estar, a recreação, a participação do aluno, o desenvolvimento e o ensino de inúmeros assuntos e temas relacionados aos valores da família, da escola e da sociedade.
...