A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Por: Anette05 • 21/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.689 Palavras (15 Páginas) • 265 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 ESTAGIO CURRICULAR III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO ......................4
2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL........4
3 CARACTERIZAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.................5
3. 1 A ROTINA OBSERVADA.....................................................................................7
4 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES................................................................................8
5 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA GESTÃO.....11
5.1 DADOS GERAIS DO PROJETO.........................................................................12
5.2 REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................14
5.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.......................................................................16
5.4 RELATO DA APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO................................................18
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................19
7 MOSTRA DE ESTÁGIO........................................................................................ 20
8 REFERÊNCIAS ...................................................................................................21
INTRODUÇÃO
Sabe-se que os três anos iniciais da Educação fundamental não esgotam as capacidades linguísticas e comunicativas que se desenvolvem ao longo de todo processo de escolarização e das necessidades da vida social. Entende-se que o ensino deve ser feito nos três anos iniciais. E o desenvolvimento das capacidades linguísticas, ou seja, na alfabetização vêm se manifestando problemas localizados não apenas na escolarização inicial, como também no percurso do aluno durante sua vida escolar.
O que se pretende oferecer nessa abordagem é exaltar que o aprendizado e a progressão das crianças dependerão do processo por ela desenvolvido. Portanto venho ressaltar as dificuldades no processo de alfabetização nos anos iniciais.
O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais da leitura e escrita.
Considerando que os alfabetizandos vivem numa sociedade letrada em que a língua está presente em todo ambiente de maneira visível e marcante. Excluir essa vivência da sala de aula pode atrapalhar e fazer com que o indivíduo se desenvolva de maneira negativa, a respeito da alfabetização em seu meio.
Agora, explorar a relação extraescolar dos alunos com a escrita significa desenvolver experiências ricas, culturais para exercício da cidadania e integração social.
Assim entendo a importância de tentar observar as dificuldades na alfabetização dos anos iniciais tentando estratégias de vitória sobre esse problema com a alfabetização e letramento.
3
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Na instituição Escola Municipal “Octacílio Negrão de Lima” foi realizado o Estágio Supervisionado III – Gestão.
2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A gestão escolar orienta-se para assegurar aquilo que é próprio de sua finalidade em ensino e uma aprendizagem de qualidade, viabilizando uma educação com um direito de todos. A gestão escolar está integrada e inclusa dentro da sala de aula pelo Projeto Político pedagógico da instituição onde desenvolverá de forma a uma organização e do planejamento dos docentes.
O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. È nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes.
O Projeto Político Pedagógico é um documento essencial em que o trabalho escolar é fruto de um processo global, pensando numa escola que se transforma e se renova a cada ano, que não fica parada no espaço-tempo da ilusão de que todos aprendem da mesma forma, e ao mesmo tempo, de que todos têm capacidades iguais.
O estágio tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências e integrar teoria e prática. Durante a experiência do estágio, as observações são diferenciadas, o que propicia a reflexão sobre as teorias que estão sendo assimiladas.
Através da prática pedagógica onde cada professor é diferente, cada um com seu modo de lecionar, turmas com características diferenciadas, tem-se que as trocas de valores e experiências também constituem um processo de aprendizagem para os vários intervenientes na escola.
4
3 CARACTERIZAÇÃO
...