A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Carolina Wolf • 7/12/2019 • Projeto de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
Metodologia de pesquisa cientifica
Pedagogia – Licenciatura
A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tutor: Prof. Luiz Geraldo da Silva
Claretiano - Centro Universitário
CAMPINAS
2019
CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Quando pedimos para uma criança citar uma das coisas que ela mais gosta de fazer, pode ter certeza que brincar estará em um dos primeiros itens. E nos dias de hoje este é um tema que está cada sendo cada vez mais explorado por estudiosos da área da educação. Segundo, Ricciardelli (FEAC,2017), do departamento de educação, em seu portal ela coloca que: “Enquanto as crianças estão engajadas na exploração dos materiais, o educador tem o papel de realizar intervenções que instiguem o pensamento infantil e favoreça a ampliação de possibilidades. Dessa forma os alunos descobrem novas habilidades e as usam em suas criações também na interação com outros amigos”. Sabe-se que o brincar é muito importante para o crescimento e desenvolvimento motor e mental de uma criança e quando esta atividade é enriquecida com os brinquedos não estruturados isso pode aumentar ainda mais a capacidade da sua criatividade e autonomia.
Os brinquedos não estruturados são objetos simples, como caixas de papelão, rolos de papel, elásticos, caixas de ovos, elementos da natureza, ou qualquer objeto disponível, que muitas vezes dispensamos nos lixos e acabamos por não ver as inúmeras possiblidades de transforma-los em atividades bastantes enriquecedoras. Esses itens disponíveis na educação infantil, são explorados pelas crianças de forma a instigar a curiosidade sobre as formas de encaixe dos potes, desenvolvendo o raciocínio logico, as percepções nas formas das letras que muitas vezes estão em uma simples caixa de sapato. Para o autor Celso Antunes (2014,p.17-18), em seu livro Jogo e educação infantil, ele lembra que: “Vygotsky (1993), produziu um campo teórico no qual privilegia a linguagem e o significado no desejo de brincar, mostrando que sem esse recurso seria muito mais áspera a transposição mental entre os significados e os recursos significantes”.
Como educadores devemos tentar entrar no mundo das crianças, voltar no tempo, e perceber que o que importa é o momento de curiosidades, compartilhamento, criação, exploração do ambiente e porque não também do seu corpo, e assim percebendo que não precisamos de instrumentos tão complexos e caros para nosso trabalho, mas apenas um pouco de estudo e criatividade para enxergar as possibilidades como as crianças enxergam. Afinal como diz a autora Maria Carolina Duprat (2015) “a criança se transforma o tempo todo e precisa ser vista como um ser integral e que vive em um contexto social específico”
JUSTIFICATIVA
Este trabalho vem para auxiliar na formação dos educadores, já que mesmo conhecendo sobre os brinquedos não estruturados, ainda existem poucos conteúdos á serem estudados, e não basta apenas entregar os objetos nas mãos das crianças, é necessário também saber o objetivo da atividade para que se possa dar uma certa direção e assim estimular a criatividade e o desenvolvimento de forma correta.
OBJETIVOS
Ampliar os estudos sobre
...