A Importância Da Afetividade No Processo De Ensino/Aprendizagem
Por: 201011167 • 12/5/2024 • Projeto de pesquisa • 3.412 Palavras (14 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PROJETO DE ENSINO
Mayara de Jesus Souza
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
[pic 3]
Ibotirama- BA
2023
Mayara de Jesus Souza
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título em Pedagogia.
Tutor a distância/ presencial:
Lilian Amaral da Silva Souza.
Ibotirama- BA
2023
Souza,Mayara de Jesus. A importância da Afetividade no processo de ensino/aprendizagem . Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a importância da emoção no processo de ensino e professor-aluno, bem como na relação docente professor-aluno, apontando que a emoção pode determinar o sucesso de uma criança na escola e na vida futura. Este trabalho nos faz pensar na afetividade, ou seja, quando os professores se tornam os principais mediadores dessa afetividade em sala de aula, promovendo a aprendizagem, pode melhorar as relações aluno-professor e construir relações de amizade e amizade. respeito, desenvolvendo assim o próprio progresso físico, mental, espiritual e moral. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica e sua base teórica é defendida por teóricos como Cunha, Saltini, Piaget, Curie, Vygotsky e outros. Estas revisões comentam a necessidade da emoção, reconhecendo que a cognição está relacionada à estimulação afetiva. Os resultados mostram que a emoção além de mediar a aprendizagem promove o melhoramento das interação e relacionamentos pessoais, aumentando o fortalecimento de amizades, promovendo um ambiente respeitoso, amigável, solidário, generoso e de confiança.
Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Aluno. Professor.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 10
3.1 Tema e linha de pesquisa 10
3.2 Justificativa 10
3.3 Problematização 10
3.4 Objetivos 10
3.5 Conteúdos 11
3.6 Processo de desenvolvimento 11
3.7 Tempo para a realização do projeto 12
3.8 Recursos humanos e materiais 13
3.9 Avaliação 13
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
APÊNDICES 16
ANEXOS 18
INTRODUÇÃO
A eficácia baseia-se na facilitação do processo de ensino de forma a identificar os alunos que podem realmente tornar-se alvos da empatia do professor, tendo em conta que os alunos se sentirão encorajados a desenvolver práticas de ensino direcionadas ao aprenderem com este recurso.
Dessa forma, tanto as escolas quanto os alunos conseguem ver essa influência refletida de alguma forma na sala de aula, e muitas vezes esses comportamentos excessivos são na verdade fruto de um grupo frustrado da realidade. Os alunos que estão motivados nos estudos na verdade não têm perspectivas de futuro, ou seja, sofrem muitos traumas emocionais, o que afeta até certo ponto a sua rotina de estudos e, consequentemente, o seu aprendizado geral.
Neste modelo, é justamente por esta necessidade que a escola deve aderir à sua função social, tendo em conta a importância da formação para a cidadania, através do reforço de valores e solidariedade, com foco e comprometimento da mudança na sociedade.
Para isso, tanto as escolas como os professores precisam abordar a situação e mostrar aos alunos os cuidados de que necessitam desta forma. Porque estabelecer uma conexão efetiva entre ambas as partes pode afetar os aspectos cognitivos dos alunos.Quando uma criança sente o amor, a necessidade e o respeito do professor, seu desejo de aprender certamente surgirá.
Nesse sentido, estabelecer uma convivência harmoniosa entre as partes requer reflexão sobre modelos de trabalho diferenciados, compreendendo a real situação de cada parte, visando compreender suas particularidades e mostrar que mantêm uma convivência harmoniosa entre as partes.
Desta forma, as realidades educativas necessitam de ser repensadas e reestruturadas, deslocando as suas práticas para interações entre todos no processo educativo, onde as divergências não sejam vistas como atos de desobediência, mas como uma oportunidade para expressar preocupações.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O projeto de ensino centra-se na importância das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a seguinte pesquisa vem de autores que buscam compreender na realidade o impacto das emoções nas relações professor-aluno na aprendizagem escolar e nos contextos gerais de aprendizagem da vida. Portanto, este tema foi escolhido por estar intimamente relacionado a todo o processo educacional. Este tópico ajuda a refletir sobre a importância do papel do professor em sala de aula, como ele cumpre esse papel e se abre espaço para intimidade com seus alunos.
...