A Importância Dos 5 Sentidos No Ensino Fundamental
Por: Wilson Aquários • 24/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 111 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP II
ENSINO FUNDAMENTAL
A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Beatriz Kaillane Santos – UL21205900
Gabriela Mota Santos – UL21207265
Maria Eduarda Lopes Barreto – UL21206945
Marília Gabrielle Correia Santos – UL21205026
Valdilene De Santana Almeida– UL21208705
Itabaiana/SE
2023
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
Beatriz Kaillane Santos – UL21205900
Gabriela Mota Santos – UL21207265
Maria Eduarda Lopes Barreto – UL21206945
Marília Gabrielle Correia Santos – UL21205026
Valdilene De Santana Almeida– UL21208705
A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP, apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.
Professor Orientador: Prof. Esp. Cléber Thiers da Silva Nunes.
Itabaiana/SE
2023
SUMÁRIO
TEMA 4
SITUAÇÃO-PROBLEMA 4
JUSTIFICATIVA 4
EMBASAMENTO TEÓRICO 4
PÚBLICO-ALVO 5
OBJETIVOS 5
PERCURSO METODOLÓGICO 5
RECURSOS 6
CRONOGRAMA 6
AVALIAÇÃO 7
PERSPECTIVAS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
TEMA
A IMPORTÂNCIA DOS 5 SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Os cincos sentidos são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, pois permitem que eles recebam informações e percebam o mundo de diferentes maneiras. Ao utilizar os cincos sentidos no planejamento de atividades pedagógicas, é possível oferecer experiência mais rica e envolvente, que estimule a curiosidade e a participação dos alunos.
Por exemplo, atividades que envolvem a visão podem incluir apresentações em vídeo ou imagens. Atividades que envolvem a audição podem incluir música ou histórias. Atividades que envolvem o tato podem incluir experimentos práticos ou jogos com objetos. Atividades que envolvem o olfato podem incluir experimentos com aromas ou atividades de culinária. E atividades que envolvem o paladar podem incluir degustações ou experimentos culinários.
Percebe-se que a integração dos cincos sentidos no planejamento e na execução de atividades pedagógicas, de forma equilibrada e adequada a cada objetivo de aprendizagem, visa permitir que o aluno compreenda o mundo a sua volta e desenvolva o senso de respeito aqueles que não possuem todos os sentidos.
JUSTIFICATIVA
EMBASAMENTO TEÓRICO
A Teoria do Processamento Sensorial, desenvolvida por A. Jean Ayres, descreve como os sentidos fornecem informações essenciais para o desenvolvimento e a organização do cérebro. Segundo essa teoria, a integração adequada dos estímulos sensoriais é fundamental para a aprendizagem e o comportamento adaptativo. Ao oferecer experiências multisensoriais, os educadores podem promover o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos alunos.
A teoria construtivista, proposta por Jean Piaget, destaca o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Segundo essa abordagem, os alunos constroem significados por meio da interação com o ambiente e a exploração sensorial. A utilização dos cinco sentidos nas atividades pedagógicas permite que os alunos vivenciem situações concretas e construam conhecimentos de forma mais significativa.
A teoria da aprendizagem multissensorial enfatiza a importância de envolver múltiplos sentidos durante o processo de aprendizagem. Pesquisas nessa área demonstram que a incorporação de estímulos sensoriais diversificados melhora a retenção de informações, a atenção e o engajamento dos alunos. Ao explorar diferentes sentidos, os educadores podem proporcionar uma experiência mais rica e envolvente, facilitando o processo de aprendizagem.
Estudos em neurociência têm mostrado a plasticidade do cérebro, ou seja, sua capacidade de se modificar e adaptar ao longo da vida. A estimulação sensorial adequada desempenha um papel crucial na formação e no fortalecimento das conexões neurais. Ao integrar os cinco sentidos nas atividades pedagógicas, os educadores podem promover uma maior ativação cerebral, o que contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
PÚBLICO-ALVO
• Crianças de 1º ano
OBJETIVOS
Aqui
...