A Inclusão de crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizado no ensino fundamental
Por: lurdesv • 25/7/2015 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Lurdes Bunn.
RU: 1074433.
1 TEMA
Inclusão de crianças com dificuldades de aprendizado no ensino fundamental.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A Inclusão de crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizado no ensino fundamental.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
O que fazer para solucionar o problema da inclusão de crianças com dificuldades de aprendizado, no ensino fundamental.
3 JUSTIFICATIVA
O processo de interação entre professor e aluno está presente em diferentes contextos que possibilitam o conhecimento na sala de aula. Trata-se de um processo dialógico de construção de preceitos de convivência, que vão influenciando e determinando as oportunidades do ensino e aprendizagem. Para Delamont (1987), as estratégias do professor consistem em impor a sua definição da situação, falando durante a maior parte do tempo, em impor a sua definição dos assuntos, pelo ensino direto e pelo interrogatório que faz aos alunos e em explicitar as suas expectativas e formulá-las e repeti-las frequentemente.
A pesquisa busca colaborar para que as instituições de ensino e professores encontrem uma solução plausível para incluir crianças com dificuldades de aprendizado, no ensino fundamental.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Buscar e analisar possíveis alternativas para resolver o problema que as crianças com dificuldades de aprendizado tem para obter o ensino fundamental.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a condição psicológica da criança que esta tentando ingressar no ensino fundamental;
- Verificar as condições físicas da escola que a criança pretende estudar;
- Analisar se a escola tem professores capacitados para dar aulas a uma criança com dificuldades de aprendizado;
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Cada criança possui um compasso no seu desenvolvimento que é diferencial, peculiar, em síntese, individual. Algumas crianças possuem um desenvolvimento lento, um atraso desarmônico em relação aos momentos e aos limites evolutivos alcançados pela grande maioria de seus colegas com a mesma idade (FIERRO, 2004).
Para Guerra (2001), crianças com dificuldades de aprendizagem não são eficientes, demonstram apenas dificuldades para aprender. Incapacidades de aprendizagem não devem ser confundidas com dificuldades de aprendizagem.
Muitos profissionais não acreditam no desenvolvimento das crianças com deficiência mental em sala de aula. Nessa perspectiva, Vygotsky (1997, p. 198) relata em seus estudos que:
Assim, os instrumentos avaliativos devem ser adequados aos objetivos e finalidades do ensino e da avaliação. É preciso estar claro que avaliar não é sinônimo de atribuir nota. Avaliar implica levantar dificuldades, colocando questionamentos para a reflexão do aluno, apontando caminhos.
...