A Inclusão dos Alunos com Necessiades Especiais
Por: Rhayane Soares • 14/10/2016 • Artigo • 2.248 Palavras (9 Páginas) • 318 Visualizações
UCAM-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MARIA SILVANE FERNANDES
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS NOS DIAS ATUAIS
PEDRA BONITA–MG
2016
UCAM-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
MARIA SILVANE FERNANDES
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS NOS DIAS ATUAIS
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva.
PEDRA BONITA-MG
2016
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS NOS DIAS ATUAIS
RESUMO
Para Saviani (1991), a escola tem a função de estender, abranger, todos os alunos, o conhecimento elaborado e sistematizado, o que é fundamental par que as pessoas possuem maior liberdade de ação e internalizarão do conhecimento e isso se dá a partir do processo e ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades encontradas nas escolas para garantir a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola pública. Foi realizada através de pesquisa bibliográfica aprofundada sobre o assunto com o intuito de entender como esta sendo feito para que a inclusão aconteça. Muitos são os obstáculos a se enfrentar, colocar o aluno na escola e não oferecer recursos para que ele aprenda não é considerado inclusão. Inclusão é quando o objetivo comum entre professor, aluno, família e sociedade é alcançada: a aprendizagem.
Palavras-chave: Dificuldades, Inclusão, Professor, Aprendizagem.
Introdução
Na área atual da educação, com a regulamentação das leis e exigências do estado, vemos que os problemas enfrentados para que a inclusão de fato aconteça são grandes. Uma questão relevante é como esses alunos são recebidos pela escola, se eles estão recebendo o tratamento necessário e quais as principais dificuldades que a escola aponta para que ela realmente aconteça de maneira humana e com eficaz resultado.
De acordo com Saviani (1991), a escola tem a função de estender, abranger, todos os alunos, o conhecimento elaborado e sistematizado, o que é fundamental par que as pessoas possuem maior liberdade de ação e internalizarão do conhecimento e isso se dá a partir do processo e ensino e de aprendizagem.
A proposta de integração educativa, inserir os alunos no sistema educacional, surgisse no ano de 1986. O ensino oferecido aos alunos com NEE poderia passar a ser realizado no centro do ambiente regular de ensino.
Segundo Cardoso (2003, p.19):
Esta nova concepção não nega que os alunos tenham problemas em seu desenvolvimento. No entanto, a ênfase consiste em oferecer ao aluno uma mediação. A finalidade primordial é analisar o potencial de aprendizagem, como sujeito integrado em um sistema de ensino regular, avaliando ao mesmo tempo quais os recursos que necessita para que sua evolução seja satisfatória. O conceito necessidades educacionais especiais remete às dificuldades de aprendizagem e também aos recursos educacionais necessários para atender essas necessidades e evitar dificuldades.
No Brasil que vivemos, âmbito educacional deve ser revisto, e a necessidade de melhorar da educação é gritante, fazer com que a inclusão seja efetivada não é uma obrigação sim à necessidade e importância que essas crianças têm na sociedade.
O presente estudo tem por finalidade analisar a produção cientifica sobre o tema as dificuldades encontradas para garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais nos dias atuais, tendo em vista que os avanços educacionais que já ocorreram foram muitos, especializações sobre o assunto tem tido grande procura pelos profissionais da educação. O professor deve acolher esses alunos com muita atenção e procurar sempre trabalhar em equipe com a família, a escola e o aluno para garantir um progresso e a aprendizagem do mesmo.
Metodologia
O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, por meio de pesquisa bibliográfica. Segundo Figueiredo (2006, p.83) “a revisão bibliográfica deve permitir uma compreensão adequada de qual é o estado atual e o que já tem sido feito na área da pesquisa estudada”.
Uma das melhores formas de iniciar um estudo é buscando as diferenças e semelhanças entre os artigos já existentes sobre o tema. Vi que a prática da inclusão no contexto brasileiro revela dificuldades como o despreparo do sistema regular de ensino para atuar no processo; a resistência da comunidade escolar na aceitação dos alunos, além de fatores diversos de natureza familiar, institucional e sociocultural.
Este estudo foi realizado de janeiro a junho de 2016, tendo como fonte principal de busca os bancos de dados virtuais consultando artigos publicados nos últimos anos. Também disponibilizei de matérias de apoio. O propósito da revisão de uma literatura é reunir conhecimentos sobre o tema.
Segundo Sassaki (1997), a inclusão escolar e social é um processo no qual a sociedade e a escola se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e assim elas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Incluir e trocar, entender, valorizar, lutar contra a exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas portadoras do NEE. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos, de modo que ela possa decidir por si mesma, como agir diante dos desafios e circunstancias da vida.
As dificuldades encontradas para garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais nos dias atuais
Na sociedade antiga os deficientes mentais eram internados em orfanatos, manicômios, prisões e considerados doentes anormais, as pessoas que tinham algum tipo de deficiência eram considerados aleijados, deformados e sem nenhuma capacidade de interagir com a sociedade, a escola era algo considerado impossível. (BRASIL, 2001).
Com o decorrer da história as concepções sobre inclusão e deficiências foram evoluindo e a sociedade viu-se na necessidade de buscar os direitos dos deficientes e garantir a eles a integração na sociedade. Conforme JANNUZZI (2004, p.34):
...