A Informática como principio educativo
Por: yosephcastilhos • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 7.259 Palavras (30 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14]
TÍTULO DO TRABALHO:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........
Orientador: Prof.
[pic 15]
INCLUSÃO DIGITAL: A Informática como Princípio Educativo.2014. 27 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Gramado, 2014.
RESUMO
Através de algumas pesquisas, observações e também vivências escolares defini que o tema escolhido para meu projeto será Inclusão Digital na escola e se encaixa na linha de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O que tenho observado atualmente são crianças com muita facilidade em aprender sobre o mundo digital, celular,tablet, Internet... e nós como educadores não podemos ficar alienados a essas mudanças.
A inserção do computador no ensino contribui e facilita a aprendizagem, fascinando o aluno em novas descobertas, tornando inovadoras as atividades propostas, possibilitando a transformação de velhos paradigmas de educação, por isso deve ser utilizado pelos professores, em especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de que a Educação caminhe em busca de uma pedagogia interessante e mais de acordo com a realidade do aluno. Os recursos educativos associados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos, e sua utilização deverá provir de suas realidades, contando com elementos que façam parte de sua vida diária e que, além disso, sejam causadores de impacto e despertadores de interesse.
É no ensino fundamental que deve começar o processo de conscientização de professores e alunos no sentido de buscar e usar a informação, na direção do enriquecimento intelectual, na autoinstrução. Isso significa que não podemos admitir, nos tempos de hoje, um professor que seja um mero repassador de informações. O que se exige, é que ele seja um criador de ambientes de aprendizagem, parceiro e colaborador no processo de construção do conhecimento, que se atualize continuamente.
O objetivo será proporcionar aos alunos a possibilidade de construírem seu conhecimento através de softwares prontos e materiais educativos desenvolvidos de acordo com os assuntos e conteúdos a serem trabalhados. Através desse projeto pretendo trabalhar com os alunos a história da evolução das máquinas até o computador na modalidade atual, desconhecido por muitos e as utilidades do computador na sociedade. Fazendo uso do laboratório de informática da escola, faremos diversas pesquisas, sobre temas variados e a avaliação será feita através das atividades propostas.[pic 16]
Como referencial teórico sistematizarei alguns pressupostos básicos das teorias do desenvolvimento de Piaget, Wallon e Vygotsky, abordarei alguns aspectos desses teóricos que estudaram o tema da aprendizagem e em seguida a importância das tecnologias neste processo.
Palavras-chave: Evolução. Mundo Digital. Aprendizado. Recursos. Conhecimento.
[pic 17]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................1
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .................................................................................3
3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO................14
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA........................................................................14
3.2 JUSTIFICATIVA................................................................................................14
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO.......................................................................................15
3.4 OBJETIVOS......................................................................................................16
3.5 CONTEÚDOS...................................................................................................16
3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO...........................................................17
3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO...............................................18
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS...........................................................19
3.9 AVALIAÇÃO......................................................................................................20
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................21
5 REFERÊNCIAS....................................................................................................22
[pic 18]
- INTRODUÇÃO
O tema escolhido para meu projeto será Inclusão Digital na escola e se encaixa na linha de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na sociedade atual, desde cedo, muitas crianças estão em contato com as tecnologias, mudando seus modos de comunicação e de interação. Percebe-se, dessa forma, que o processo de ensino e aprendizagem necessita de inovações e mediações para realmente atingir seus objetivos nesta sociedade em constante mudança.
Nós, educadores, devemos propor cuidados especiais para, de forma integral e harmônica, desenvolver personalidades equilibradas, propiciando oportunidades para as competências e habilidades, que, muitas vezes, a própria família não tem condições de proporcionar.
É no ensino fundamental que deve começar o processo de conscientização de professores e alunos no sentido de buscar e usar a informação, na direção do enriquecimento intelectual, na autoinstrução. Isso significa que não podemos admitir, nos tempos de hoje, um professor que seja um mero repassador de informações. O que se exige, é que ele seja um criador de ambientes de aprendizagem, parceiro e colaborador no processo de construção do conhecimento, que se atualize continuamente.
...