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A Inovação da Gestão escolar e a estratégia de trabalho nas escolas

Por:   •  23/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

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Centro de Formação Profissional Metropolitana

Pedagogia IV

Metodologia do Trabalho Científico

A inovação da Gestão escolar e a estratégia de trabalho nas escolas

Karine Goes de Freitas

Metrópole/2016.

 1-TEMA

                 “A inovação da Gestão escolar e a estratégia de trabalho nas escolas”

 2- PROBLEMA

                É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem? Como são as técnicas?

                

 

                     


3- OBJETIVOS    

             

3.1. Objetivo Geral

        Analisar e desenvolver técnicas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil como a colaboração do professor em sala de aula.

3.2. Objetivo Específico

3.2.1. Verificar se a instituição de ensino incentiva os professores e pais a utilizarem técnicas lúdicas no decorrer do aprendizado

3.2.2. Identificar e descrever os principais métodos de ensino em forma de brincadeiras.

3.2.3. Descobrir a importância que os pedagogos dão ao lúdico como uma ferramenta inovadora e estratégica.


4- JUSTIFICATIVA                

                O presente estudo é de suma importância para mostrar que o lúdico é um método que contribui para que a criança se desenvolva, pois, é através do brincar que a criança desenvolve as capacidades de atenção, memória, percepção, bem como descobre, inventa, ensina regras, experimenta, relaxa e desenvolve habilidades. Com esta pesquisa iremos também reafirmar ao educador a respeito da importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso.

                É relevante lembrar que instituições de ensino público sofrem com a falta de repasse de recursos financeiros para que novos métodos de aprendizado sejam incentivados, seja com a capacitação dos professores para a importância do lúdico e também como investimento em recursos matérias para o repasse do conhecimento em forma de brincadeiras.

A palavra inovação vem do latim in e novare, que tem o significado de fazer algo novo, ou alterar ou mesmo renovar algo que já existe, sendo um processo que se inicia com a mudança verificada naquilo que está sendo realizando na área de processos pedagógicos, das atividades de gestão, entre outros. Este processo deve ser classificado educacionalmente como algo útil socialmente.

No caso da educação e da escola podemos dizer que a inovação educacional e pedagógica somente ocorrerá quando há uma capacidade de mudar, de transformar, podendo ser uma revolução na metodologia do processo de ensino-aprendizagem, na alfabetização das crianças e até a inovação das relações humanas nas instituições de ensino, no processo de gestão da escola ou do sistema de educacional como um todo.

O processo de inovação da Gestão escolar não basta ser algo apenas criativo, deverá ter estratégias para transformar a maneira de como se passa o conhecimento em sala de aula. Com por exemplo voltar no tempo e recriar brincadeiras que incentivam a criança pensar e resolver determinado problema buscando novos caminhos para a educação.

A história do brincar faz parte da humanidade ao longo dos tempos e é parte integrante da vida do ser humano, desce o desenvolvimento da criança na barriga da mãe onde ela interage com não só com a fala de sua mãe, como brinca com o cordão umbilical e diariamente essa interação vai de aprimorando. Por isso nos já nascemos com o instinto do brincar, do lúdico só é preciso que seja incentivado no decorre da vida.

As escolas deveriam acreditar que o brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança, pois além de ser um meio de se comunicar ela proporciona a descoberta do mundo, ajudando no desenvolvimento psíquico e no educar na criança.        

É relevante criar uma parceria entre escola, família e aluno a fim de explicar os benefícios de uma nova gestão escolar, incluindo o ato de brincar na educação infantil, visto que além de deixar as crianças mais alegres, é com a brincadeira que as crianças expressão suas vontades e desejos e ajuda singularmente no desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e cognitivas. Com a estimulação na escola e no contexto familiar, os benefícios têm um valor muito maior.

O papel do professor é singular neste processo de mudança, o educador primeiro entende o quanto o lúdico se fez importante para crescimento educacional de uma criança, depois junto com a instituição de ensino busca meios de trabalhar isso em sala de aula. Em escolas publicar há uma deficiência muito grande de repasse de recursos financeiro, para esse investimento, mais nada que um pouco de criatividade do professor não resolva. Vários jogos educativos podem ser aplicados aos alunos de creches e pré-escolas sem muitos recursos e em espaços pequenos para que todos participem da diversão.


5- REVISÕES DE LITERATURA          

Quanto à revisão de literatura neste trabalho consiste em uma breve abordagem dos assuntos mais significativos que estão relacionados à inovação da Gestão escolar e as estratégias de trabalho dos professores nas escolas, nas crianças de ensino infantil. Portanto, a presente revisão, mesmo que ainda sucinta, pretende trazer algumas considerações sobre: O desenvolvimento do lúdico ao longo da historia e o importância de novas metodologias na sala de aula.

É importante mencionar que o lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que siguinifica "jogo”. Considerando o sentido da palavra, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Apesar de o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. Conforme Antunes (2005, p.33) “as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo”.

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