A Música na Educação
Por: andrea2003 • 26/10/2015 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
MÚSICA
Desde que se estuda o homem em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imita-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
A música gera energia criativa, facilita a comunicação, a aprendizagem, a mobilização e expressão.
Deve-se optar por músicas melódicas, calmas e sem grandes discrepâncias de som, que possam transmitir a sensação de bem estar.
A musicoterapia utiliza a música e os seus elementos para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão.
Num estudo realizado por J. Hykin e a sua equipa, publicado no jornal The Lancet, em 1999, provou-se que o cérebro do feto reage à música.
A música é um grande instrumento de aprendizagem para as crianças,principalmente para as menores de sete anos crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente..Observando alguns projetos para a Educação infantil pode-se verificar a sua importância.
O projeto “A importância da música na educação infantil” nos mostrou como a música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade as nossas crianças. Assim a música
por todos, indistintamente.
Bibliografia
Publicado em Educação, Educação Infantil por Pedagogia ao Pé da Letra no dia 3 de dezembro
Fernanda Floret; Dra. Camila Takase a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida
...