A Música no Desenvolvimento Infantil
Por: 84032952 • 4/4/2023 • Seminário • 634 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
A música no desenvolvimento infantil
Souza (2008) afirma que a música dentro das escolas vem a trazer vantagens para as crianças, proporcionando o respeito e também a consciência do outro, desenvolvendo visões críticas em áreas da vida, lembrando também da sua valorização no âmbito profissional causando estimulo criativo.
A música ao ser inserida como um recurso pedagógico deve ser utilizada com bastante atenção, isto por que da mesma forma que ela pode aproximar do tema proposto, ela também pode afastar, é necessário que ela seja utilizada como um meio de motivação tanto para o docente quanto para o discente.
A música é comum no dia a dia da criança nas atividades que desenvolve dando assistência em suas aprendizagens, desenvolvendo na criança valores éticos e também morais. A musicalização é uma atividade lúdica que desenvolve as seguintes áreas:
- Física: Por meio de atividades promove alivio por conta de tensões, fadiga e instabilidade emocional;
- Psíquica: Por meio do estimulo musical e sonoro promove processos de expressão, descarga emocional e comunicação;
- Mental: Oportuniza momentos que contribuem para o estimulo e desenvolvimento no sentido da ordem, compreensão, harmonia e organização;
A musicalização permite que a criança se desenvolva uma comunicação com o próximo, se conhecendo e também conhecendo ao outro. As atividades musicais ajudam e são um reforço no desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, psicomotor infantil da seguinte maneira:
- Desenvolvimento socio afetivo: As crianças estão gradualmente formando suas próprias identidades, distinguindo-se dos outros enquanto procuram se integrar com os outros. Através do desenvolvimento da auto estima ela aprendeu a aceitar a si mesma e suas limitações e habilidades. As atividades de música em grupo promovem o desenvolvimento da socialização, compreensão, participação e incentivam a colaboração, fortalecendo o conceito de respeito ao próximo. Além disso ao se expressar musicalmente em atividades que lhe trazem alegria ela pode liberar seus sentimentos e expões suas emoções promovendo uma sensação de segurança e realização pessoal.
- Desenvolvimento Cognitivo: A fonte de conhecimento de uma criança é a experiência que ela trouxe para a escola. Nesse sentido sua experiência musical em casa contribuirá para a participação ativa e para o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao processar os sons ela desenvolve a capacidade de ouvir melhor o ritmo e a sensação da música; quando acompanhada de gestos ou dança ela está exercitando sua coordenação motora, bem como seu foco e concentração; ao cantar ou imitar sons ela está descobrindo suas habilidades e se conectando com o ambiente em que vive.
- Desenvolvimento Psicomotor: As atividades musicais fazem com que as crianças venham melhorar suas habilidades motoras, aprendam a controlar seus músculos e movam seus corpos com facilidade. O ritmo auxilia bastante na formação e equilíbrio do sistema nervoso, isto porque toda expressão musical positiva afeta a mente da criança ajudando a ter um impacto emocional na mente e aliviar a tensão. Cantar, dançar, bater palmas são atividades que trazem importantes experiencias para as crianças desenvolvendo o senso de ritmo e também coordenação motora que são importantes no desenvolvimento da leitura e também escrita.
Gaio e Meneghetti (2004) afirma ser na sala de aula que a criança mostra suas especialidades, desilusões internas ou genialidade em um espaço em que é preciso se relacionar com outras crianças que possuem outros pensamentos. O educando leva para dentro da sala de aula características que pratica em sua casa no seu dia a dia sem que a fonte histórica seja deixada de lado.
REFERÊNCIAS
GAIO, Roberta, MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial, 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. Disponível em:<http://www.faesi.com.br/nucleo-de-pesquisa-cientifica/75-portal-do-saber/238-a-musica-como-recurso-pedagogico-no-contexto-da-educacao-especial>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
...