A NECESSIDADE DO PROFESSOR
Por: Gisele Gandra • 1/9/2019 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Como pode o professor fazer que as lições se expressem na vida dos membros da classe? Por si mesmo não o conseguirá. Ao mesmo tempo que deve ter uma experiência cristã sadia e ter grande preocupação pela espiritualidade dos membros de sua classe, não se deve esquecer de que ele é totalmente dependente do poder divino. “Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zac. 4:6. Disse Jesus: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.” S. João 15:4 e 5.
Você, professor, é o instrumento pelo qual Deus opera. A obra que você faz é obra divina. Você precisa do Espírito Santo. Ele o ajudará a moldar e impressionar os corações. “Os que se empenham como professores da Escola Sabatina, devem ter fome e sede da verdade divina, para transmitir esse espírito aos que estão sob seu cuidado, levando-os a buscar a verdade como a tesouros escondidos... Para que o Espírito de Deus esteja em vossa escola, buscai mais a Deus que a todos os arranjos formais que possais desejar... Se o Espírito Santo não abrandar e moldar o coração de professores e alunos, será de pouco valor o funcionamento maquinal da escola.” – Idem, pág. 73. “O que tanto obreiros como alunos necessitam é o dom do Espírito Santo, para que não haja reformas espasmódicas, mas firme crescimento na graça, constante aumento de vida e poder espirituais.” – Idem, pág. 163.
“A grande necessidade da Escola Sabatina não é de maquinário, mas de conhecimento nas coisas espirituais. Quão grandemente necessitam os obreiros de um batismo do Espírito Santo, para se tornarem verdadeiros missionários de Deus.” – Idem, pág. 155.
Cristo prometeu mandar o Espírito Santo. “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não nO vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.” S. João 14:16 e 17. Como é maravilhoso saber que podemos ter a terceira Pessoa da Divindade a habitar em nós, concedendo-nos o poder e a aptidão necessários para fazer a obra que Deus quer que façamos! Ele prometeu aumentar nossa aptidão, de sábado em sábado, para que possamos ensinar tendo em vista algum propósito e objetivo. O Espírito Santo nos assistirá nisso. Ele nos dará pensamentos e impulsos espirituais. “Devem conservar a mente constantemente fixa em Cristo, para que os pensamentos e impulsos sejam de caráter espiritual e suas maneiras e métodos de ensino estejam sujeitos à direção do Espírito Santo, que, em Sua mais elevada manifestação aos homens, os habilita a desenvolver suas melhores energias, pois Deus neles opera o querer e o efetuar segundo a Sua boa vontade.” – Idem, pág.158.
Rendamos, pois, nosso coração ao Espírito Santo. Peçamos-Lhe que nos ajude. Ele o fará; é esta Sua obra.“ É obra do Espírito Santo trazer à mente, de modo claro e distinto, as palavras de Cristo, para que os que ensinam tenham poder para exaltar o Redentor do mundo perante o espírito dos aluno.” Idem, pág. 160.
Assim,
...