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A ORGANIZAÇÃO E METOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/5/2017  •  Monografia  •  4.106 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Carla Vitória Cardoso – RA: 7599635385

Daniele da Silva Nascimento - RA: 7988719857

Edilene da Silva Paz – RA: 7753624457

Ivone dos Santos Menezes – RA: 7376571589

Jaqueline Lourenço – RA: 8310753762

Guarulhos – São Paulo

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Carla Vitória Cardoso – RA: 7599635385

Daniele da Silva Nascimento - RA: 7988719857

Edilene da Silva Paz – RA: 7753624457

Ivone dos Santos Menezes – RA: 7376571589

Jaqueline Lourenço – RA: 8310753762

                                                                           

                                                 

        Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências profissionais” sob orientação da professora-tutora presencial: Thaís Matteucci de Oliveira e Professora Tutora EAD Gilse T. Lazzari Perosa.

Guarulhos – São Paulo

2015

Sumário

INTRODUÇÃO_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _1

ETAPA1 – Elaboração do projeto de ensino e aprendizagem

Projeto: Leitura_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _2

A importância do elemento lúdico no processo de ensino aprendizagem_ _ _ _ _ _ _ _2

O papel do professor na prática pedagógica _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3

A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem _ _ _ _ _3

O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _4

O projeto institucional de leitura_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _4

ETAPA 2 - O PROJETO INSTITUCIONAL DE CULTURA

O projeto e sua relevância para a educação _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 5

ETAPA 3 – OS OBJETIVOS DO PROJETO

Resultados do projeto_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _6

Realização dos alunos_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 6

O propósito da aprendizagem_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _7

Aplicação _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 7

Conteúdos de ensino _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _7

Etapa 4 - PROCEDIMENTOS E RECURSOS NA ALFABETIZAÇÃO

Reflexão em torno de práticas pedagógicas _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 8

Plano de Aula_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _9

Avaliação_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 11


INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende analisar as contribuições do lúdico no trabalho com a alfabetização. A importância do lúdico no desenvolvimento da criança e sua importância já que proporciona por inúmeras maneiras levar a criança a aprender de forma motivada e significativa, pois é no início do Ensino Fundamental que ocorre a alfabetização, e muitas vezes o brincar tem sido deixado de lado devido em decorrência da antecipação do ensino da leitura e escrita, sendo que estão em  idade em que o brincar é de fundamental importância e possuem grande validade no âmbito escolar, pois contribui significativamente, de forma a estimular a criança à aprendizagem da língua escrita. Enfatiza também a necessidade do professor ter competência para utilizar as atividades lúdicas, onde o planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso de ensino aprendizagem. O objetivo maior desse trabalho é propor através de pesquisas, mediante situação simbólica de uma escola pública, os professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental conscientizar e incentivar o professor sobre a importância de saber despertar no aluno o conhecimento, o gosto pela leitura e as habilidades da língua escrita por meios de práticas pedagógicas e lúdicas.


 ETAPA1 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS E ENSINO APRENDIZAGEM

Projeto: Leitura

A escola Municipal Manoel Bandeira detectou, neste ano, crianças do 3°ano do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura. Diante deste contexto, abordaremos a seguir um projeto de ensino e aprendizagem que se paute na utilização da educação lúdica para mediar as práticas docentes em sala de aula. O projeto analisa as práticas didáticas de letramento e alfabetização e sugeri atividades que priorizem a melhora do processo do ensino e aprendizagem.

A importância do elemento lúdico no processo de ensino aprendizagem

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo o ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.                                                 A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.                                            Ao brincar a criança também adquire a capacidade de simbolização, permitindo a ela possa vencer realidades angustiantes e domar medos instintivos.                                                        O brincar é um impulso natural da criança, que aliado à aprendizagem torna-se mais fácil à obtenção do aprender devido à espontaneidade das brincadeiras através de uma forma intensa e total.                                                                                                                           A problemática que será analisada busca compreender a importância dos jogos e brincadeiras como subsídios eficazes na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem. Com o objetivo de servir aos educadores, o incentivo da ludicidade as crianças como uma das principais fontes de aprendizagem.

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