A PESQUISA DE CLIMA COMO RECURSO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Por: Jubama • 8/10/2019 • Monografia • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CRISTIANE CASTELLARI FERNANDES
A PESQUISA DE CLIMA COMO RECURSO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
[pic 3]
Campinas
2017
CRISTIANE CASTELLARI FERNANDES
A PESQUISA DE CLIMA COMO RECURSO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera.
Orientadora: Ana Paula Vianna Ferreira de Oliveira.
[pic 4]
Campinas
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O Problema 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral ou Primário 5
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1Cultura 7
4.2 Clima 9
4.3 Pesquisas de clima 10
4.4 Humanizações nas organizações 11
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
- INTRODUÇÃO
Este projeto propõe o estudo sobre, a pesquisa de clima e como ela pode ser usada como um recurso para melhor as relações dentro do universo corporativo.
Para isso, pretende-se realizar uma vasta pesquisa bibliográfica em bibliotecas virtuais e livros de renomados autores.
E também através dessa pesquisa busca-se um maior aprofundamento de subtemas que se relacionam com o objetivo proposto como a cultura e o clima no ambiente de trabalho.
- O Problema:
Considerando que o clima dentro de uma empresa é consequência da cultura organizacional pode-se questionar:
Qual a importância da realização de pesquisas de clima dentro das organizações?
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário:
Analisar a importância das pesquisas de clima organizacional dentro das empresas, e como essas pesquisas podem ajudar no desempenho profissional de todos os colaboradores.
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários:
- Discutir como o clima dentro das organizações influencia o desempenho das equipes;
- Analisar como a cultura tanto pessoal como organizacional, agi sobre o clima das empresas;
- Reconhecer a importância da valorização da cultura, dos hábitos e das perspectivas dos colaboradores.
.
3. JUSTIFICATIVA
A importância deste tema está em mostrar que a pesquisa de clima dentro das organizações ajuda a entender melhor as expectativas, anseios e desejos de seus colaboradores, auxiliando na melhor maneira de introduzir a cultura organizacional da empresa, assim buscando o bom relacionamento entre empregadores e empregados.
Este trabalho é relevante, pois mostra a necessidade das empresas pela busca da satisfação total dos funcionários, aumentando assim a colaboração, comprometimento e produtividade de sua organização.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Cultura:
Pode-se definir cultura como:
Todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças (SILVA e SILVA, 2010 p.85).
Cultura tem significado intangível como conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões que o indivíduo adquiri ao longo de sua vida através da família, e também da sociedade ao qual ele pertence.
Cultura também pode ser entendido como conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Da mesma maneira como cada sociedade tem sua própria cultura, as organizações se caracterizam por culturas organizacionais próprias e específicas (CHIAVENATO, 2010, p. 125).
Isso também ocorre no ambiente coorporativo, que é impulsionado por uma cultura organizacional própria: seus vários departamentos ou setores também possuem culturas específicas, de modo que o bom clima dos colaboradores de cada um deles é essencial para caracterizar o da organização.
Para analisar a cultura organizacional se pode fazer uma comparação com um iceberg, onde a parte emersa representa aspectos formais e abertos das empresas como sua estrutura organizacional, politica, metodologia e procedimentos, como também a estrutura física da organização. Já a parte submersa do iceberg, representa os aspectos informais e ocultos das organizações destinados às relações humanas e psicológicas como as crenças, valores e expectativas (CHIAVENATO, 2010, p. 127).
Figura 1- O iceberg da cultura organizacional
[pic 5]
Fonte: Chiavenato (2010).
No iceberg pode-se observar a divisão em dois componentes da cultura organizacional, a parte tangível voltada para aspectos operacionais e de tarefas, e a parte intangível voltado para os aspectos sociais e psicológicos.
A parte emersa diz respeito a sistemas, procedimentos, e ferramentas para o funcionamento de uma organização, enquanto que a parte submersa se refere a sentimentos, percepções, motivações e expectativas dos colaboradores.
4.2 Clima
A palavra clima remete a meteorologia, previsão do tempo. Mas também pode indicar sentimentos e sensações.
...