A PIPA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Char Jaques • 13/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE
CENSUPEG
PROJETO INOVADOR PROFISSIONAL DE APRENDIZAGEM
CARMEM ALINE DE CAMPOS RUBIM
LUCIA FERNANDA RODRIGUES DE LIMA
JERUZA FREITAS CUNHA
ALEGRETE - RS
ANO 2021.
CARMEM ALINE DE CAMPOS RUBIM
LUCIA FERNANDA RODRIGUES DE LIMA
JERUZA FREITAS CUNHA
Trabalho de Graduação apresentado como requisito para a disciplina de Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem do curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO ESPECIAL, na Faculdade CENSUPEG.
Orientador(a): Selma de Fátima Alves Batista Aguiar
ALEGRETE - RS.
ANO 2021.
SUMÁRIO[pic 2]
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
No trabalho será abordado a importância do jogo para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. O jogo possibilita ao deficiente aprender de acordo com o seu ritmo e suas capacidades, além de propiciar a integração com o mundo por meio de relações e vivências.
As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor dos alunos com deficiência devem estar embasadas em princípios de significação, não podem ser desenvolvidas ao acaso, e sim com ações significativas para a vida do aluno e interligadas com a comunicação da maneira mais adequada entre os alunos.
DESENVOLVIMENTO
O PIPA – Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem: Tem por objetivo desenvolver atividades lúdicas e práticas com os alunos.
A proposta do projeto é avaliar o potencial do jogo da memória como tecnologia assistiva para os alunos com deficiência intelectual, especialmente um jogo que trabalhe a memória e que estimule a prática.
O jogo tem como objetivo desenvolver o aspecto cognitivo dos alunos com DI, e também a aprendizagem de letramento e alfabetização.
Os jogos, brinquedos e as brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois o brincar está presente na humanidade desde o seu início. Huizinga (1971, p. 21) reforça este conceito quando afirma que “O jogo constitui uma das principais bases da civilização. Na sociedade primitiva, verifica-se a presença do jogo, tal como nas crianças e nos animais, e desde a origem, nele se verificam todas as características lúdicas: ordem, tensão, movimento, mudança, solenidade, ritmo, entusiasmo”.
O jogo, portanto, é sem dúvida, uma atividade muito importante na educação. As atividades lúdicas são fundamentais na formação dos jovens e das crianças, e verdadeiras facilitadoras dos relacionamentos e das vivências em sala de aula. Atividades lúdicas são aquelas que promovem a imaginação e, principalmente, as transformações do sujeito em relação ao seu objeto de aprendizagem. O caráter de integração e interação contido nas atividades lúdicas faz com que a educação possa utilizar constantemente estas atividades para integrar o conhecimento com uma ação prática dos alunos.
O presente trabalho foi desenvolvido, pelos acadêmicas Carmen Aline,Lucia Fernanda e Jeruza Freitas
Esta atividade foi realizada no dia 25 de novembro de 2021 com duas crianças com autismo leve e moderado de 5 anos, no EMEI Mário Quintana nível B III contemplando a disciplina oral, escrita e o visual para aprofundar os estudos sobre o jogos e brincadeiras, com relação as contribuições do mesmo para o processo de construção de aprendizagem da criança.
O jogo escolhido pelo grupo foi o “jogo da memória”. É um jogo muito divertido, que já deve ter jogado na “vida real”, com cartas de papel de verdade. O jogo tem esse nome, porque a principal habilidade necessária é a memória. O quão bem consegue lembrar a posição das peças. Recriamos no computador o nosso “jogo de memória”.
Para fazer o jogo, recriamos as partes física do jogo, usando nossos comandos de figuras, e implementando as regras do jogo variáveis e lógicas. A versão do jogo dá para um jogador ou em dupla, o que vai significar um pouco a lógica.
Como vai funciona o jogo?
O jogo consiste em um número par de peças com a imagens e o nome referente a imagem. Cada imagem aparece em exatamente duas peças.
Quando o jogo começa, todas as peças estão voltadas para baixo.
O jogador vira duas cartas através do clique do mouse. Se as duas peças tem a imagem e o nome referente, elas continuam viradas para cima. Caso contrário, elas são viradas para baixo novamente depois de um curto período de tempo.
O objetivo do jogo é fazer com que todas as peças fiquem com a face virada para cima (isto é, encontrar todos os pares) no menor número de tentativas, melhor pontuação.
No primeiro momento perguntamos:
Ana Luiza e Helena vocês conhecem o jogo da memória e já jogaram?
Elas responderam que sim.
Ana - eu já joguei professora em casa e de virar a ficha e tem que achar os parecidos. Os pares.
Helena - eu também, minha avó me deu de aniversário, é das princesas.
Que bom que vcs conhecem e já jogaram!
Hoje nós vamos jogar, mas vai ser no celular basta um clique nas cartolas e vai aparecer a figura ou a palavra que é referente o nome dos animaizinhos que aparece no jogo.
...