A PRÉ-HISTÓRIA E IDADE ANTIGA
Por: Alexandra28 • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.520 Palavras (23 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Defina Pré-História e disserte sobre os períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
R: Pré-História – Estudo do passado da humanidade antes da descoberta da escrita.
No período Paleolítico, o homem vivia da caça, pesca e da coleta de frutas, a busca por alimento era perigosa, passaram a lascar pedras e usá-las como instrumentos de trabalho e para produzir o fogo para cozinhar alimentos e se proteger dos animais perigosos, também aprenderam a produzir facas, flechas e lanças.
No período Neolítico, o homem passou a viver da agricultura abandonando a vida nômade passando a viver em residência fixa, domesticando animais, passaram a viver em sociedade para maior segurança.
No período Idade dos Metais, o homem se aprimorou da técnica da fundição, e seus instrumentos de trabalho foram se tornando cada vez mais eficientes, surgimento das primeiras comunidades.
2. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
R:
- Idade Antiga – Invenção da escrita (de 4.000 a.C até 3.500 a.C) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C).
-Religião – Politeístas (vários deuses).
-Política – Os reis tinham seu poder dado por deuses
- Sociedade – Surgimento das primeiras civilizações
- Idade Média – Da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1953.
-Religião – Centralizada no poder da Igreja católica
-Política – Centrada nos senhores feudais (donos de lotes de terras)
- Sociedade – Mobilidade restrita
- Idade Moderna – Da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa em 1789.
-Religião – Reformas religiosas – surgimento de novas religiões
-Política – Centralizado aos reis e ao Estado
- Sociedade – Caracterizada por transformações e avanços tecnológicos
- Idade Contemporânea – Da Revolução Francesa até os dias atuais.
-Religião – Surgimento do misticismo, o Cristianismo perdeu poder
-Política – Desenvolvimento do capitalismo
-Sociedade – Presença determinante no cotidiano da humanidade
3. Como era constituída a sociedade egípcia? Qual era o tamanho da autoridade do Faraó? Como funcionava sua economia, política, religião, ciência e cultura? Faça uma síntese com suas próprias palavras.
R: A sociedade era Hierárquica – Faraó era considerado um deus, economia baseada às margens do rio Nilo, política centrada no faraó, eram politeístas, desenvolveram a matemática e a medicina, desenvolvimento da escrita por desenhos, símbolos, e foi na Grécia Antiga que surgiram os jogos olímpicos.
4. Em Atenas, no ano de 508 a.C., o governador Clístenes dividiu a cidade em 100 distritos. Pesquise e escreva tudo o que você entendeu sobre esse assunto: como era o nome desses distritos, quem os habitavam, o que esse sistema criou etc.
R: Clístenes dividiu a cidade em cem distritos que foram chamados de demos, habitados por todo tipo de gente – ricos e pobres, nobres e plebeus. Todos os atenienses livres pertenciam a um demos e tinham o direito de escolher os chefes. Os atenienses chamaram esse sistema de governo de democracia.
A reforma de Clístenes criou os princípios da República. Esses princípios eram os seguintes:
-as leis nascem da vontade dos cidadãos;
-todos os cidadãos são iguais perante as leis;
-todos os cargos públicos são acessíveis aos cidadãos que respeitam as leis.
Os atenienses contavam com várias instituições, por meio das quais a República se sustentava. Por exemplo: O Senado estudava as leis que seriam propostas aos cidadãos e cuidava das relações com as outras regiões. Os membros do Senado eram escolhidos pelos demos;
A Eclesia, assembléia popular, era a instituição mais importante, da qual todos os cidadãos participavam. Ela reunia uma vez por semana em praça pública. Lá, os cidadãos examinavam e votavam as leis propostas pelo Senado, escolhiam os magistrados e discutiam as questões públicas, ou seja, as que diziam respeito a todos os habitantes da cidade. As decisões da Eclesia não podiam ser contestadas por ninguém.
Os cidadãos eram aqueles que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos, que formavam a maioria da população de Atenas, não participavam da democracia ateniense.
Os estrangeiros tinham de pagar impostos e, em caso de guerra, eram obrigados servir no exército.
5. Pesquise sobre a filosofia da Grécia Antiga e seu conceito de sabedoria.
R: A filosofia antiga é o período que corresponde ao seu surgimento, no século VI A.C. e à queda do Império Romano. Essa época é chamada assim porque os pensadores gregos começaram a questionar sobre a racionalidade humana e tentaram encontrar explicações para entender a sua própria natureza. Para os gregos, a palavra filosofia possuía um significado bastante intenso: era caracterizada pela constante busca da sabedoria. O saber era considerado um dom possuído apenas pelos deuses e cabia aos humanos tentar encontrá-lo, entendê-lo e compartilhá-lo.
...