A Passagem de Plantão
Por: deligomes • 5/7/2018 • Relatório de pesquisa • 4.003 Palavras (17 Páginas) • 316 Visualizações
DEUZINO ELIZEU GOMES
Passagem de plantão:
o processo de comunicação e suas implicações
Coordenação Acadêmica: Profa. Valéria Terra
Professora Orientadora: Profa. Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de MBA em Gestão de Negócios em Saúde de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV in Company requisito para obtenção do título de Especialista.
Turma: Santa Paula / Prevent Senior
São Paulo – SP
2016
O trabalho de Conclusão de Curso
PASSAGEM DE PLANTÃO:
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
Elaborado por Deuzino Elizeu Gomes e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para obtenção do título de Especialista, no curso de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV in company.
Data da aprovação, ____/____/____
Coordenadora Acadêmica
Profa. Valéria Terra
Professora Orientadora
Profa. Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo
Dedicatória
A Deus, que se mostrou criador, que foi criativo. Seu fôlego de vida fоі meu sustento е mе deu coragem para questionar realidades е propor sempre um novo mundo de possibilidades, meus grandes amores: minha família, minha noiva e meus amigos que conquistei durante minha jornada até aqui.
Agradecimentos
Primeiramente а Deus que permitiu que tudo isso acontecesse. Ао longo de minha vida, е não somente nestes anos como universitário, mas que еm todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer e querer.
A esta universidade, seu corpo docente, direção е administração que oportunizaram а janela que hoje vislumbro num horizonte superior, confiança no mérito е ética aqui presentes.
Aos meus pais, pelo amor, incentivo е apoio incondicional.
Obrigado aos meus irmãos е irmãs, sobrinhos e sobrinhas, cunhados e cunhadas, que nos momentos de minha ausência dedicados ao estudo acadêmico, sempre fizeram entender que a dedicação no presente levaria a uma conquista futura onde todos seriam agraciados. Hoje com muito carinho posso dizer que valeu a pena todo este esforço.
Obrigado de modo especial ao meu grande amor, bela, como sois bela minha bela Isabela.
RESUMO
A passagem de plantão é uma condição inerente ao trabalho da equipe de enfermagem, o que propicia a comunicação entre os membros da equipe sobre o quadro clínico do paciente/cliente, os exames realizados e sua condição biopsicossocial dentro da unidade de internação hospitalar. A comunicação verbal é a mais utilizada neste contexto, por isso é importante a objetividade para que sejam continuadas as atividades do cuidado de enfermagem. O presente trabalho possui o objetivo de identificar os aspectos que podem influenciar na passagem de plantão, e as possíveis falhas de comunicação entre os profissionais envolvidos. Foram utilizados artigos publicados nos últimos 15 anos nas bases de dados Lilacs e Scielo. Como resultado observamos que existem fatores como a infraestrutura, a forma de se apresentar para o trabalho e a pontualidade fundamentais para que a passagem de plantão ocorra de forma tranquila e rápida. Como conclusão, podemos observar a necessidade de mais estudos sobre o assunto e que a enfermagem precisa ter uma infraestrutura adequada para a passagem de plantão, bem como a objetividade do enfermeiro para que os cuidados sejam devidamente direcionados para os pacientes de acordo com as condições clínicas apresentadas.
Palavras-chave: passagem de plantão, comunicação, enfermagem.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 07
2. OBJETIVOS 09
2.1. OBJETIVO GERAL 09
2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 09
3. REVISÃO DA LITERATURA 10
4. METODOLOGIA 13
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 14
CONCLUSÕES 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
O termo passagem de plantão tem sido utilizado para referir-se ao momento em que a equipe de enfermagem transmite informações na troca de turno de trabalho. Este evento constitui uma atividade fundamental para a organização do trabalho da equipe de enfermagem para a assistência direta ao paciente (PORTAL; MAGALHÃES, 2008).
A passagem de plantão é uma condição inerente ao trabalho da equipe de enfermagem, o que propicia a comunicação entre os membros da equipe sobre o quadro clínico do paciente/cliente, os exames realizados e sua condição biopsicossocial dentro da unidade de internação hospitalar (PIROLO, 1999).
Silva e Campos (2007) relatam que para a passagem de plantão ser eficiente é preciso que ocorra em um tempo previamente estabelecido, com a presença da equipe receptora e transmissora, em um local adequado, sem interrupções desnecessárias, sendo as informações transmitidas de forma clara, objetiva e completa, tendo atenção e postura profissional, bem como entrosamento e respeito interpessoal.
Para que ocorra uma boa passagem de plantão, é necessária a realização da comunicação verbal que ajudará na transmissão dos procedimentos que estão pendentes e deve ser dada a sequencia para a continuidade da assistência prestada ao paciente.
A comunicação verbal refere-se à língua falada, e que a mesma sofre influências da cultura e dos costumes das pessoas, implicando em diferenças, na apresentação e compreensão. Ainda neste tipo de comunicação estão implicadas as formas não verbais e a para-verbal, as quais também influenciam na interpretação dos receptores (SIQUEIRA; KURCGANT, 2005).
...