A Pedagogia Waldorf
Por: Carolina Rodarte • 2/4/2022 • Monografia • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 133 Visualizações
BOA NOITE, MEU NOME É ISABELLA AMARAL
BOA NOITE, MEU NOME É CAROLINA RODARTE
E NÓS IREMOS APRESENTAR SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF NA ATUALIDADE E SEU CURRICULO.
A PERGUNTA NORTEADORA: Como a Pedagogia Waldorf age na atualidade e qual é o seu currículo? E como a pandemia da Covid-19 tem afetado essa abordagem?
JUSTIFICATIVA: Nós escolhemos esse tema, pela proposta Waldorf ser diferenciada, ela estimula o aprendizado de forma integral, intelectual e emocional. Envolvendo diferentes métodos de ensino-aprendizagem.
RESUMO: No resumo ressaltamos que o aluno precisa ser considerado como um todo na Pedagogia Waldorf, e que ela não envolve só o aspecto cognitivo, mas também o desenvolvimento social, o físico, o desempenho e o emocional.
OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo, analisar o conceito de Pedagogia Waldorf e compreender que o ser humano é evolutivo.
METODOLOGIA: A metodologia que utilizamos para realizar esse trabalho foi a revisão bibliográfica e os autores pesquisados foram Jonas Bach, Rudolf Steiner, Nina Veiga e Andrew Welburn.
DESENVOLVIMENTO: O trabalho esta composto por 3 seções que foram estruturadas da seguinte maneira:
Na seção 1 foi abordada a vida de Rudolf Steiner e a antroposofia.
Na seção 2 foi apresentado o currículo da Pedagogia Waldorf.
Na seção 3 mostramos a prática do agir nas escolas Waldorf em eventualidade à Pandemia de COVID-19
AGORA DAREMOS SEQUÊNCIA COM A SEÇÃO I
SEÇÃO 1 - Rudolf Steiner e a Antroposofia
- Rudolf Steiner nasceu em 1861 e faleceu em 1925, foi um filósofo, educador, artista e esoterista. Foi fundador da antroposofia. As ideias por ele defendidas tinham como foco uma visão espiritualizada, ou seja, não é apenas um conceito de ensino, mas também uma forma de pensar que supera o material.
- Algumas características da pedagogia desenvolvida naquela época ainda permanecem na Escola Waldorf, por exemplo, ela é dividida em sistemas de sete em sete anos. Bach (2007)
- A antroposofia prega o conhecimento humano e combina a fé com a ciência.
- Segundo Veiga (2001) a antroposofia, no grego é o "conhecimento do ser humano", e pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo.
- A Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento.
- Por meio da Antroposofia podemos entender processos pessoais, as atitudes, saber se explorar e diminuir conflitos.
- A Antroposofia é uma ciência espiritual moderna e prática.
- De acordo com Veiga (1998) a Antroposofia é ciência! Mas é uma ciência que ultrapassa os limites da ciência comum
- De acordo com Steiner (1998) há uma lista de aspectos para caracterizar a Antroposofia:
- 1. Abrangência: Ela cobre toda a vida humana e a natureza;
- 2. Edifício conceitual: Capacidade de pensar e a sede de conhecimento e compreensão do ser humano moderno.
- 3. Espiritualismo: Por seu método ela chega ao fato de que o universo não é constituído apenas de matéria e energia físicas;
- 4. Antropocentrismo: Ela parte da compreensão do ser humano para ele entender não só a si próprio como a todo o universo.
- 5. Desenvolvimento de órgãos de percepção supra sensorial: Onde a Antroposofia demonstra que o mundo espiritual pode ser observado com tanta clareza.
- Uma das características marcantes do método de ensino Waldorf é que seu objetivo é se preparar para a vida.
SEÇÃO 2 – Currículo da Pedagogia Waldorf
- O método de ensino Waldorf surgiu em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, em meio ao caos social e econômico. com a construção de uma escola para os filhos dos funcionários da Indústria Waldorf.
Fechada durante a Segunda Guerra Mundial foi reaberta na década de 1940. - Na escola Waldor não se usa livros, cadernos com pauta, computadores ou aparelhos eletrônicos. Não tem carteiras enfileiradas, não há lousa e o ambiente se assemelha a uma casa.
Essa pedagogia busca formar qualidades que auxiliem os alunos a completar suas tarefas com liberdade, autonomia e compromisso social. - Na Educação Infantil, Steiner viu a importância de estimular a imaginação, evitando brinquedos industrializados e trabalhando com brinquedos artesanais e bonecos de pano.
- Sua filosofia educacional tem como missão desenvolver além do intelectual, o emocional, o psicológico, o intuitivo.
As experiências criativas e espirituais são tão importantes quanto o ensino de matérias que alimentam o intelecto. - O currículo deve contribuir para que a criança encontre o mundo e seu lugar nele, que esteja pronta para deixar sua contribuição.
Ele está vinculado às necessidades criadas pelo ambiente cultural que distancia cada vez mais, de maneira abstrata, o ser humano da natureza, da sociedade e de si mesmo. - Seus princípios metodológicos incluem o objetivo de não acelerar essa dissociação de ser “um com o mundo” e de estimular o processo de construção de unidade quando já houve essa dissociação.
- A turma é acompanhada pelo mesmo professor durante os 9 anos do ensino fundamental. Além de ministrar as matérias básicas, ao qual está apto, ele cria vínculo com seus alunos e tem a oportunidade de conhecer profundamente cada criança e seu círculo familiar. Para isso, ele deve estar em constante processo de formação, procurando se aprofundar em conhecimentos e questões sociais da atualidade.
Essa permanência do professor é uma das especificidades da pedagogia Waldorf. - No currículo ainda temos a Boneca Waldorf, um dispositivo que é muito utilizado.
A boneca em si não é um estilo, não é usada somente como objeto. Ela respeita a criança e sua primeira infância, estimula a criatividade, levando em conta seus sentimentos. - São vistas como uma expressão da maneira de pensar das crianças e ferramenta fundamental para estimular o brincar livre e a imaginação.
As bonecas não vêm com nomes, a criança escolhe como chamar a Boneca.
...