A Provinha Brasil
Por: Haydee45 • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.755 Palavras (16 Páginas) • 375 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA
Rua Santa Catarina, 1005 – Bairro Água Branca – Piracicaba/SP – Fone: (19) 3428-1237
www.anhanguera.com 0800 941 444
Pedagogia-Licenciatura
DESAFIO PROFISSIONAL- DISCIPLINAS NORTEADORAS:
História da educação e da pedagogia; didática da alfabetização e do letramento; aprendizagem e desenvolvimento social da criança; introdução À educação virtual ; direitos humanos.
Prova Brasil
Nome: Amanda Fioravante Prospero R.A: 0864653029
Nome: Cristiane A. Santos R.A: 0123510413
Nome: Emanuelle F. R. Santos R.A: 0837623870
Nome: Giovana C. C. Daniel R.A: 1263475725
Nome: Haydée C. Bovi R.A: 0221613466
Nome do tutor a distância: Milena Farias Mendes
Tutor Presencial: Luana F. R. Fobregat
PIRACICABA-SP
Junho 2016
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre a Prova Brasil, avaliação em larga escala, desempenho da escola, fazendo uma análise comparativa socioeconômica, cultural e ambiental entre 3 escolas escolhida de nível municipal, estadual e nacional, podendo concluir o desempenho de todas na Prova Brasil.
A qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas brasileiras tem sido alvo de avaliações desde o final do século XIX com a criação da Diretoria Geral de Estatísticas vinculado ao Ministério da Educação e Saúde Pública - MESP, passando pela criação do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira em 1937, e se consolidando desde 1990, com a criação do SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica, de forma que se intensificaram as avaliações em larga escala, objetivando acompanhar a situação e a evolução do sistema de ensino nacional. O Saeb é composto por três avaliações em larga escala: Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc; Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. Nesse sentido, os dados estatísticos procuram retratar o nível de ensino oferecido, pois tais avaliações contribuem para disseminar o debate sobre a qualidade já atingida e a qualidade que ainda se quer alcançar, de forma que os resultados possam auxiliar os processos decisórios e as intervenções necessárias na dinâmica educativa institucional. Tendo em vista a importância dos dados gerados pelas avaliações em larga escala, este artigo enfoca a Provinha Brasil de leitura como um instrumento elaborado para oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas e das redes de ensino, um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos no inicio do processo de aprendizagem, permitindo, desse modo, intervenções visando a reversão de resultados não satisfatórios no que se refere às áreas de leitura e escrita.
A Provinha Brasil é definida pelo MEC – Ministério da Educação, como um instrumento pedagógico sem fins classificatórios, destinada a fornecer informações sobre o processo de alfabetização dos alunos matriculados nas turmas de segundo ano de escolarização de cada unidade pública de ensino que oferta o ensino fundamental. O processo avaliativo ocorre em duas etapas, um no início e outro ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico inicial que, por sua vez, permite conhecer o que foi agregado à aprendizagem das crianças dentro do período avaliado, ou seja, ao final do ano letivo. O instrumento avaliativo tem como objetivo principal realizar o diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos após um ano de estudos, de forma que as informações resultantes possam apoiar o trabalho pedagógico dos professores e gestores. A análise dos resultados da Provinha Brasil e a tomada de decisões relativas à prática pedagógica docente, permite intervenções visando a reversão daquelas insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
DEFINIÇÕES
A Prova Brasil foi criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), tem objetivo de avaliar em larga escala, a qualidade de ensino na rede pública no Brasil é realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).
A Prova Brasil é aplicada na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática. Os professores e diretores são avaliados também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho.
O sistema Nacional de avaliação da Educação Básica (SAEB) também tem objetivo de avaliar a educação básica brasileira, oferecendo subsídios concretos para a formulação e monitoramento das políticas publica voltada a educação básica. O Saeb é composto por três avaliações em larga escala como sendo a avaliação nacional da educação básica (Aneb) que abrange de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação; Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também denominada "Prova Brasil" que se trata de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas;
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) que faz avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A Avaliação em Larga Escala como política pública, tal como é hoje concebida, foi iniciada no Brasil, no início da década de 80, quando o Ministério de Educação começou a desenvolver estudos sobre a Avaliação Educacional, movido pelo incentivo proveniente das agências financiadoras transnacionais e, nesta perspectiva, foram lançados os pressupostos para a construção do que veio a se tornar, mais tarde, o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
...