A Psicologia Aplica a Saúde
Por: Christian Lima • 24/5/2023 • Resenha • 3.376 Palavras (14 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CHRISTIAN DE LIMA MARTINS
8180996
PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE
[pic 3]
[pic 4]
BOA VISTA -RR
2023
[pic 5]
CHRISTIAN DE LIMA MARTINS
8180996
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
1 Portfólio
[pic 6]
[pic 7]
BOA VISTA -RR
2023
1
Behaviorismo: Uma das principais teorias da psicologia que iremos abordar será o behaviorismo, que significado em inglês é comportamento.
Portanto a teoria behaviorista é estudar o comportamento, observar as consequências humana, suas necessidades e impulsos. Sabendo que o ser humano e compreendido por estímulos, isso significa que ele sofre ação do ambiente.
Pavlov, Thornike, Watson e Skinner, são os mais importantes personagens do comportamentalismo, o behaviorismo vem nos apresentar a psicologia como uma ciência demonstrável, isso significa que o comportamento era algo passivo de observação e como poderia ser avaliado.
A primeira grande compreensão do comportamento foi descoberta por Ivan Pavlov, que através dos seus experimentos descobriu que existe uma conexão entre os estímulos ambiente neutros e as atividades fisiológicas. Portanto essa descoberta foi possível graças a Pavlov ser fisiologista, e um dos seus experimentos foi ter observado a salivação de um cachorro diante da exposição de um pedaço de carne.
Portanto Pavlov deu origem a uma teoria do condicionamento clássico ou respondente, em seu conceito a aprendizagem essa é uma etapa que ocorre por meio de associações entre estímulos. Ele conseguiu explicar diversos comportamentos por meio das leis de generalização, discriminação, inibição e extinção. O condicionamento clássico é um dos comportamentos a ser aprendido ao ser executado em determinado ambiente semelhante, com o que ocorreu pela primeira vez. Isso e chamado de generalização, esse comportamento se diferencia dos demais, pois para ele, não vem ocorrer estimulo diferente, neste caso temos discriminação.
O sujeito diante de um estimulo não eliciador, que não manifesta comportamento, à medida que não é um manifesto ou estimulador, o comportamento ira se extinguir. O condicionamento de Pavlov relata de todo aprendizado ocorre por meio de interações com o meio ambiente, o ambiente forma o comportamento, que considera apenas os estímulos que podem ser observados, ignorando qualquer condição mental.
A segunda contribuição da teoria do comportamentalismo é o próprio behaviorismo, nós costumamos a classifica-lo em metodológico e radical.
O metodológico tem como precursor Watson, que através do pensamento criou-se uma relação entre o que o indivíduo faz e o que pode ser observável, portanto ele a chama de conduta, na qual estabelece o comportamento respondente.
O behaviorismo radical tem como precursor F.B Skinner, que estabeleceu uma grande descoberta no processo de compreender a aprendizagem. Skinner criou a sua teoria do comportamento operante, ele focou seus estudos no controle das relações variáveis que originam o comportamento estímulos, reforços e contingência e suas variáveis que resultam o comportamento. Desta forma Skinner conseguiu explicar o condicionamento operante, que nada mais é do comportamento mantido por um esforço positivo após uma resposta esperada.
...