A RELAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EMPRESARIAL
Por: Rafaella Ventura • 21/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 773 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
A RELAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EMPRESARIAL
Para estabelecer uma relação entre pedagogia, educação e pedagogia empresarial, é preciso compreender que o campo de estudo pedagógico serve para investigar a natureza, os objetivos e os processos que ocorrem para se obter uma prática pedagógica que seja coerente com a realidade vivida.
Vários autores definem a pedagogia como a ciência que estuda os ideais de educação segundo uma determinada concepção de vida e dos processos mais eficientes para realizá-lo, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas. Holtz (2006) define pedagogia como sendo a ciência e a arte da educação, já para Libâneo (1999), é uma área do conhecimento que investiga a realidade educativa.
Diante dessas afirmações pode-se concluir que a pedagogia investiga as dificuldades dos indivíduos, do local de trabalho em que atua e age no meio em que está inserido, criando estratégias para que haja o processo de aprendizagem nas situações necessárias, sendo ela em espaços de educação formal ou não.
Ao abordar o tema educação, pode-se defini-la como sendo uma prática necessária para a existência e funcionamento de toda sociedade, visto que é um processo de formação que acontece no meio social.
Libâneo (1999, p.17) traz em consideração que: “a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável, pelo simples fato de existirem socialmente.”
Desta forma a prática educativa ocorre em todos os contextos sociais de modo institucionalizado ou não e sobre diversas modalidades que possam ocorrer no processo de aquisição de saberes.
Nesse sentido pode-se afirmar que a educação é uma atividade intencional e sistematizada para o desenvolvimento da formação integral do indivíduo.
Sendo assim, a educação e a pedagogia estão diretamente relacionadas, pois é o pedagogo que dispões das condições necessárias para agir de forma intencional nas práticas educativas, visando à melhoria do ser humano, através do desenvolvimento do seu potencial e de sua capacidade, sabendo reconhecer suas dificuldades e oferecendo meios para a sua melhoria.
Com esta visão, o pedagogo deixa de trabalhar apenas no contexto escolar e ganha um leque de opções para desenvolver seu trabalho.
As empresas verificando a necessidade de ter funcionários motivados e com um diferencial maior em relação a seus conhecimentos, passam a procurar especialistas na área educacional, ou seja pedagogos, para que possam diagnosticar, criar estratégias e agir sobre os problemas relacionados ao trabalho em equipe e também desenvolver habilidades reflexivas nestes trabalhadores, onde possam agregar valores, ideias, criatividades e inovação no seu espaço de trabalho.
Com essa nova visão de trabalho a pedagogia empresarial traz uma perspectiva aos empresários, pois o pedagogo passa a ser o provocador de mudanças e de mentalidade pela sua habilidade de comunicação e passa a fazer o diferencial necessário para estimular o processo de aprendizagem, promovendo assim, mudanças e atitudes no potencial humano.
...