A RESENHA DE VÍDEO
Por: BRUNA ALVES QUEIROZ • 1/9/2021 • Resenha • 406 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
Proposta: Para facilitar a produção do comentário sobre os vídeos que enviei, coloco então como a segunda tarefa, ou seja, assistam aos vídeos e, em uma página, comentem sobre, tendo como referência o que escrevi ao postar os vídeos.
Dois vídeos que abordam um tema bastante articulado e que se complementam, unindo a história e a antropologia para descrever uma tradição pautada na oralidade e que por muito tempo não foi considerada como fonte histórica. Pessoas que guardam essas histórias dentro de si são bibliotecas vivas de suas comunidades, famílias, e transmitem seus conhecimentos de geração em geração através da oralidade.
Resgatar acontecimentos, fatos de nosso tempo, para compreendê-lo nos dias atuais como história não se trata de uma tarefa fácil de realizar. Ainda mais quando a escrita ganhou força, no modelo educacional imposto pela colonização, deixando a tradição oral perecer em meio às letras rabiscadas em uma folha de caderno. Os vídeos possuem conteúdos complementares, isto é, retratam a valorização da cultura imaterial afro-brasileira, particularmente os aspectos vinculados à oralidade e com as práticas culturais a ela associadas.
Possuindo grandes relevâncias, seu objetivo basilar é apoiar em coletivo o trabalho docente em diversas disciplinas curriculares, com o intuito de engrandecer e fortalecer as tradições de matriz africana não somente dentro dos muros escolares, como também fora. Essa pedagogia vem colocar no centro o processo a identidade e ancestralidade de cada sujeito, pautada na oralidade, principalmente as de origem afro-indígena.
Como transmitido nos vídeos, há diversos mestres nas comunidades que usam a transmissão oral para manter a tradição de seu povo. Essa tradição tem conhecimentos maravilhosos para a humanidade e guarda isso de forma que só pode ser passada de geração em geração (pai/filho) como mencionada por um entrevistado. Acredito que, como estudante de pedagogia, devemos valorizar mais a tradição oral, porque ela faz parte de nossa história como brasileiros. Muitas coisas que nossos antepassados viveram só poderão ser transmitidas pela tradição oral. Por isso, a tradição oral é tão importante.
Considerando o cenário exposto, é pertinente utilizar ambos os vídeos em nosso meio social e educacional como forma de reforçar uma tradição e, principalmente, alertar sobre sua importância para contribuição de novos conhecimentos. Por fim, conclui-se que a mesma contribui significativamente para o desenvolvimento de várias competências dentro dos muros escolares e a prática docente deve ser valorizada.
“Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima” Amadou Hampâté Bá.
...