A Reciclagem na Educação Infantil
Por: faria15 • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 493 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Amanda Caroline de Faria RA: 2050194
Fabrícia da Luz Duarte Freitas RA: 2033270
Polo Arcos
2021
SUMÁRIO
Tema 3
Situação Problema 3
Justificativa e Embasamento Teórico 3
Publica Alvo 4
Objetivo 4
- Geral 4
- Especifico 4
Percurso Metodológico 4
Recurso 5
Cronograma 5
Avaliação e Produto Final 5
Referencias 5
- Tema: Reciclagem e meio ambiente na primeira infância.
Título: Reciclagem na Educação Infantil
- Situação Problema
Um dos maiores problemas e mais prejudiciais que enfrentamos no mundo é a crise ambiental. Portanto é muito importante mostrar o cuidado com o meio ambiente desde pequenos, fica como dever da escola proporcionar projetos e atividades pedagógicos que incentivem a proteção ambiental. Pensando nisso foi criado esse projeto com a intenção de despertar os cuidados com o meio ambiente e mostrar a importância da reciclagem. Com materiais recicláveis as crianças podem criar diversos tipos de brinquedos e ainda ajudando no problema ambiental.
O projeto tem com o objetivo estimular e fortalecer a ideia da preservação socioambiental tendo como valor a responsabilidade da cidadania de precaução do meio ambiente e a apreciação d a beleza da natureza. Para que haja melhorias nessa crise ambiental é de extrema importância a conscientização da população e a mudança de comportamento. Ai que entra o dever da escola com o educadores, de promover projetos afim dessas melhorias tão importantes no dia de hoje.
Se a educação ambiental for aplicada durante a primeira infância e reforçada ao longo de sua estadia na escola teremos o resultado de cidadãos ‘ambientalmente alfabetizados’ ou seja, cidadãos conscientes da conservação ambiental.
- Justificativa E Embasamento Teórico
Há uma grande necessidade na educação ambiental e a melhor forma de começar é desde a primeira infância que desde pequenos conseguem aprender a importância de jogar o lixo no lixo por exemplo.
Nós como professores somos articuladores do ensino aprendizagem e com trabalhos e projetos e diversas atividades que podem ser proposta podemos assim mostrar o dever de cuidar do ambiente e como pode ser divertido.
Usando materiais recicláveis que poderiam levar até décadas para se desintegrar no nosso meio ambiental e criar com eles um incrível brinquedo.
Desenvolver a consciência de que nós fazemos parte do mundo natural e cuidar da natureza é cuidar de nos mesmo, cuidar de outras formas de vida também significa cuidar de nos mesmo, pois a vida é um ciclo e prejudicar o planeta é nos prejudicar e prejudicial ao nosso futuro ou futuro de nossas próximas gerações.
Esse tema vem sendo apresentado nas escolas nas ultimas gerações devido à gravidade dos crimes ambientais. É muito comum vermos noticiários de desastres ambientais, mas só se preocupam depois da tragédia já ter ocorrido, vemos muitas campanhas para melhorias, mas ainda é preciso mais, mais trabalhos, mais campanhas, mais projetos, mais desenvolvimento para que possamos sair dessa preocupação. A intenção desse projeto é incentivar a conservação ambiental, a menos poluição, a menos lixo nos rios, nos mares, no chão, a mais reciclagem. E se esse projeto conseguir sair da escola para lares então teremos mais cidadãos conscientes.
entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas
relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma
prática que vincula o educando com a comunidade, valores e
atitudes que promovem um comportamento dirigido a
transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos
naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades
e atitudes necessárias para dita tr ansformação.” Conferência Sub-
regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária
– Chosica/Peru (1976)
- Público Alvo
O projeto atende crianças da primeira e segunda infância de 0 à 5 anos de idade.
- Objetivos
- Gerais
- Destacar a importância da reciclagem, dos cuidados com meio ambiente, apreciação do mundo natural.
- Específicos
- Há na verdade diversos objetivos específicos a ser conquistados como a estimulação das sensações, gostos, diferentes formas, cores, diversas observações a serem feitas e sentidas.
- O mundo natural pode trazer diversas sensações diferentes como pisar na grama descalço ou segurar um galho ou folhas, pisar na lama, sentir a areia, o tocar em diferentes tipos de frutas e verduras. Com a natureza podemos então promover experiências prazerosas que as envolvam ainda mais.
- É possível trabalhar além de sensações as cores, como as cores das frutas, legumes, verduras e com a cultivação da horta podem presenciar como é seu crescimento e trabalhar o como existem as frutas, legumes? que são ricas em diferentes cores, gostos, tamanhos,
- Percurso Metodológico
- Com a ajuda da família reciclar matérias e com a ajuda dos educadores confeccionar diferentes tipos de brinquedos;
- Apresentar na escola ou em casas os brinquedos criados;
- Convidar a família para que junto da criança plantem alguma semente na escola ou em casa;
- Trabalhar com livros, músicas, revistas e filmes com o tema relacionado ao meio ambiente.
- Recurso
Livros, revistas, músicas, filmes infantis sobre natureza, matérias recicláveis, como, rolo de papel higiênico, caixas de leite, garrafas pets.
- Cronograma
O projeto terá duração de 2 meses, incluindo a exposição dos brinquedos e matérias feitos.
Bimestre | Projeto |
1º e 2º semana | Contar histórias e músicas, ver vídeos e filmes sobre natureza e sua preservação. |
3º à 5º semana | Cultivação do jardins. |
6º e 7 º semana | Confecções dos brinquedos com os materiais recicláveis. |
8º semana | Será feito uma exposição com a família para mostrar todos os trabalho. |
...