A Relação entre família e escola enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para o sucesso do aluno
Por: Fabricio Schmidt • 16/11/2017 • Projeto de pesquisa • 6.036 Palavras (25 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SANTOS, Luciana Vieira dos. A participação da Família na Escola: sarau de leitura. 2017. 13 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Pitágoras Unopar, Carlos Chagas, 2017.
RESUMO
A relação entre família e escola enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para o sucesso do aluno. A participação da família dentro do ambiente escolar precisa ser efetiva, e a escola também deve oferecer espaço para os pais poderem interagir. Através do Sarau como ambiente prático de ação da pesquisa, busca-se estabelecer entre o adulto e a criança um diálogo autêntico. Uma relação de pessoa a pessoa, na qual a criança tenha a oportunidade de exprimir suas fantasias e de liberar suas pulsões, com o máximo de permissividade e o mínimo de proibições. O objetivo deste trabalho é a introdução do sarau de leitura na escola como forma de unir professor, aluno e pais no ambiente escolar. Dessa forma serão desenvolvidos estratégias e instrumentos que auxiliem no desenvolvimento global e funcional do individuo no processo ensino-aprendizagem, utilizando dos saraus, sobretudo o clube de leitura como ambiente ativo, contemplando aspectos afetivos, motores e cognitivos, visando à criação de um ser humano autônomo, critico e criativo.
Palavras-chave: Família. Escola. Sarau. Leitura.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 REVISÃO BIBIOGRÁFICA 7
3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 17
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA 17
3.2 JUSTIFICATIVA 17
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO 17
3.4 OBJETIVOS 18
3.5 CONTEÚDOS 18
3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 18
3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO 19
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 19
3.9 AVALIAÇÃO 20
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
- INTRODUÇÃO
Com o tema gestão escolar este trabalho relaciona a importância da família na escola e como o gestor pode promover ações que visam uma participação efetiva e colaborativa entre aluno, pais e professores.
A relação entre família e escola enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para o sucesso do aluno. A participação da família dentro do ambiente escolar precisa ser efetiva, e a escola também deve oferecer espaço para os pais poderem interagir. A escola e a família precisam estabelecer meios de cooperação, para que o processo ocorra de maneira ativa em suas diferentes etapas: física, social, intelectual e emocional.
Escola e família são fundamentais na aprendizagem dos alunos. É no ambiente escolar e familiar que a criança se desenvolve, é no seu cotidiano e de acordo com a realidade vivida por ela que se adquire experiências que irão lhe proporcionar o desenvolvimento físico, cognitivo, motor e psicológico. As escolas estão cada vez mais buscando o auxílio dos pais para ajudar nas realizações de atividades e práticas participativas a serem desenvolvidas.
Família e escola juntas podem dar um suporte sólido ao aluno, o ambiente onde a criança vive e educa, nesse ambiente se constroem valores, relações e informações de mundo. Quanto melhor for a parceria entre elas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do aluno.
A questão da participação dos pais na educação escolar dos filhos é de grande importância, necessitando acontecer frequentemente, acompanhado todo o processo educativo. Os pais precisam se fazer presentes para acompanhar os avanços do seu filho, saber por quais dificuldades estão passando, o pai precisa conhecer o seu filho. Para que isso aconteça é necessário que a escola e a família estejam em sintonia para exercer sua influencia no desenvolvimento da criança.
O projeto aqui desenvolvido possui como justificativa trazer novamente os pais para participar da vida acadêmica de seus filhos e mostrar que através de iniciativas acadêmicas é possível tirar a sobrecarga de ensino que a escola vive hoje, onde os pais estão cada vez mais se afastando da educação comportamental de suas crianças.
O objetivo deste trabalho é a introdução do sarau de leitura na escola como forma de unir professor, aluno e pais no ambiente escolar. Dessa forma serão desenvolvidos estratégias e instrumentos que auxiliem no desenvolvimento global e funcional do individuo no processo ensino-aprendizagem, utilizando dos saraus, sobretudo o clube de leitura como ambiente ativo, contemplando aspectos afetivos, motores e cognitivos, visando à criação de um ser humano autônomo, critico e criativo. Através disso, promover a autoconsciência corporal, para que ele sinta a si mesmo, perceba-se, manifeste-se desempenhando com sucesso suas tarefas escolares, ao mesmo tempo em que interage com o meio, consolidando os princípios de cidadania.
...