A SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Por: Lais Aguiar • 2/10/2022 • Projeto de pesquisa • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
FAMÍLIA E ESCOLA
Camila Oliveira de Vasconcelos Bortuni RA: 2010003
Lais de Jesus Aguiar Martins RA:0543621
VILA FORMOSA
2022
NOME: Camila Oliveira de Vasconcelos Bortuni RA: 2010003
Lais de Jesus Aguiar Martins RA: 0543621
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalho de intervenção pedagógica,
realizado da disciplina de Projetos e Práticas de
Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia,
da Instituição Universidade Paulista - UNIP
VILA FORMOSA
2022
SUMÁRIO
1. Tema..................................................................................................4
2. Situação - problema.........................................................................4
3. Justificativa \ embasamento teórico..............................................4
4. Público-alvo......................................................................................5
5. Objetivos...........................................................................................5
6. Percurso metodológico...................................................................5
7. Recusos............................................................................................6
8. Cronograma......................................................................................6
9. Avaliação e produto final.................................................................7
10. Referências......................................................................................8
- TEMA
Família e Escola
- SITUAÇÃO PROBLEMA
A relação família entre a escola é super importante, pois são fundamentais no processo educativo. Mas, na sociedade em que vivemos nem sempre isso é possível, então a escola se queixa da ausência da família e vice e versa. Hoje são poucos casos em que a família e escola trabalham em conjunto, e divide essa responsabilidade escolar. O contexto educacional tem como principal o objetivo de estudo o aluno. As práticas escolares se realizam de forma positiva ou negativa e isso reflete no aluno. Mas, independente como são aplicados essas práticas todos têm a finalidade de promover um aprendizado do aluno .
A família e a escola têm como referencial a formação do educando, e nessa educação acontece de forma insubstituível. Qualquer projeto educacional precisa da participação familiar como um incentivo, ou até mesmo a participação efetiva como pesquisar, discutir, orientar, e valorizar a preocupação que o filho traz da escola.
É preciso que os pais se atentem nos processos educativos dos seus filhos para que possa motivá-los ao aprendizado sendo formal. A educação escolar para ser bem sucedida não depende de bons ou não educadores, e sim de como a criança é tratada em casa e os estímulos que recebe para aprender. Na realidade em que vivemos existe um certo distanciamento entre família e escola onde os papéis se confundem diante da sociedade é trabalhado projetos de esclarecimento e diálogo entre os mesmos.
- JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
A família e a escola é uma parceria que ambos tenham e sigam os mesmo critérios e princípios para que a relação entre eles sejam boas e quem os mesmos alcançam os objetivos propostos, porém, cada um precisa fazer a sua parte para que esse caminho seja cercado de sucesso, confiança e principalmente para que haja um retorno positivo. O objetivo dessa proposta é que a família e escola proporciona segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos capazes de enfrentar às situações que surgem na sociedade.
A família tem um importante papel no processo de socialização e no relacionamento com as instituições de ensino, sempre aptos a mudanças e aceitação da realidade em que se vive.
Porque os educadores e família ainda não se entendem? A resposta é que muitos não tem a relação de escola e família. Hoje a unidade escolar muitas vezes reclama da ausência de familiares no processo educativo do aluno e o limite aos seus filhos que dificulta muito pois assim não dá para trabalhar os valores éticos e morais que é muito importante para sua convivência a sociedade.
Os familiares muitas vezes reclamam da cobrança excessiva da unidade escolar sobre a aprendizagem do aluno.
A família é o principal eixo de referência e proteção dos indivíduos independente da forma como se comporta na sociedade.
Entretanto, os valores vivenciados no ambiente escolar contribuem para a formação do aluno tanto na sociedade quanto no aprendizado escolar.
A relação entre escola e família é um tema que me engane importância e vem crescendo na sociedade nos projetos pedagógicos das escolas. Nos últimos tempos tem se discutido bastante sobre a relação entre família e escola, pois os dois tem um papel super importante no processo educativo pois nela se formam alunos de caráter formal e socializador.
Educar significa transmitir conhecimentos, desenvolver valores e orientar o aluno a despertar valores promovendo desafios que faça o refletir sobre a sociedade que o cerca. O papel da escola seja ela pública ou privada é ofertar um ensino de qualidade e trabalhar em parceria juntamente com as famílias.
- PÚBLICO ALVO
- Equipe Gestão Escolar;
- Direção;
- Supervisão;
- Família e Aluno.
- OBJETIVO GERAL:
- Analisar a relação entre o envolvimento da família e o desempenho dos alunos em uma escola (Quando a família participa da vida escolar do seu filho, ela demonstra interesse no processo de aprendizagem e com isso ela se sente confiante e acolhida para um bom desenvolvimento educacional, pois, frequentar a escola sem o acompanhamento familiar e a avaliação da instituição de ensino para a família não atinge o objetivo. A escola não substitui o papel dos pais, assumindo a responsabilidade sozinha em educar o aluno, sendo que o papel deve ocorrer em parceria para que se obtenha sucesso).
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Discutir o papel da família no processo de ensino e aprendizagem;
- Identificar como a equipe escolar pode contribuir para o envolvimento da família na escola;
- Trazer a família a participar dos eventos escolares, desenvolver atividades na turma do seu filho com participação melhorando o a relação entre família-escola.
- PERCURSO METODOLÓGICO:
- Reunião com a Gestão Escolar para analisar de como fazer para que tenha melhoras e integrar no processo escolar.
- Roda de conversa com os alunos para entender às situações de suas famílias.
- Dia da família em dias e horários que possibilitam a presença dos pais.
- Dialogar para que á relação e o sentimento seja bom entre família e escola.
- Os professores montar propostas pedagógicas que envolvem os familiares.
- A cada semestre faz-se uma reavaliação do que foi positivo e negativo.
A escola tem como responsabilidade de cumprir a proposta pedagógica apresentada para a família, sempre respeitando os procedimentos e ás atividades do dia a dia, dar oportunidade para o aluno se manifestar na comunidade escolar de forma que seja educativa, receber os pais em reuniões periódicas esclarecendo o desenvolvimento do aluno, exercendo o papel de orientar diante de possíveis situações que possam necessitar de ajuda a fim de oferecer uma educação de qualidade para os seus filho.
...