A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: Adriana Monteiro • 11/11/2021 • Artigo • 5.232 Palavras (21 Páginas) • 183 Visualizações
A Tecnologia Assistiva e a Educação Inclusiva
Adriana Ferraz Monteiro Veronez
*adriana-fm@hotmail.com
.... Meus filhos terão computado-res, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nos-sos filhos serão incapazes de es-crever – inclusive a sua própria história. Bill Gates
Resumo
Esta pesquisa produzida e apresentada à IBE, como requisito parcial e obrigatório, para conclusão do curso de especialista em Informática na Educação, foi realizada de cunho bibliográfico baseados em livros, revistas e sites especializados. A pesquisa propôs pesquisar, discutir, fundamentar, produzir subsídios e refletir sobre a tecnologia e a tecnologia assistiva como ferramenta de apoio à construção da aprendizagem, especificamente para auxiliar alunos e professores no trabalho com alunos portadores de necessidades especiais. A Educação Inclusiva diante da globalização do mundo contemporâneo, do avanço da ciência e da tecnologia, e uso dessas novas ferramentas para inclusão de alunos com necessidades especiais, requer novos paradigmas, novas atitudes e ações governamentais. Foi discutido também a legislação que começa a vigorar e uso das tecnologias na sala de aula e também o uso de ferramentas tecnológicas no auxílio à aprendizagem de alunos com deficiências múltiplas na sala de aula. A sociedade do conhecimento do mundo contemporâneo requer o uso das tecnologias para melhorar a qualidade de vida de todos alunos especiais na escola e fora dela, e de todas as pessoas portadoras de necessidades, sela ela qual for. Este trabalho relata que a situação da tecnologia assistiva nas escolas brasileiras e em todos seguimentos da sociedade ainda é um tema relativamente novo.
Palavras Chaves: 1. Tecnologia Assistiva; 2. Educação Inclusiva; 3. Interdisciplinaridade; 4. Sociedade e Conhecimento; 5. Informática na Educação.
Abstract
This research, produced and presented to IBE, as a partial and compulsory requirement, for the conclusion of the specialist course on Inclusive Education, was carried out on a bibliographic basis based on books, magazines and specialized websites. The research proposed to research, discuss, substantiate, produce subsidies and reflect on technology and assistive technology as a tool to support the construction of learning, specifically to assist students and teachers in working with students with special needs. Inclusive Education in the face of the globalization of the contemporary world, the advancement of science and technology, and the use of these new tools to include students with special needs requires new paradigms, new attitudes and governmental actions. It also discussed the legislation that begins to take effect and the use of technologies in the classroom and the use of technological tools to aid the learning of students with multiple disabilities in the classroom. The knowledge society of the contemporary world requires the use of technologies to improve the quality of life of all special students in and out of school, and of all people in need, whatever it may be. This paper reports that the situation of assistive technology in Brazilian schools and in all segments of society is still a relatively new theme.
Key Words: 1. Assistive Technology; 2. Inclusive Education; 3. Interdisciplinarity, 4. Society and Knowledge; 5. Informatics in Education.
1. Introdução
Computadores são inúteis.
Eles conseguem apenas lhe dar
respostas. Pablo Picasso
O objetivo deste trabalho é pesquisar, discutir, fundamentar e refletir sobre o uso da informática e da tecnologia na educação inclusiva.
Na atualidade a tecnologia é uma realidade em todos os setores e seguimentos da sociedade, e na educação inclusiva não é diferente, portanto, a tecnologia assistiva é uma ferramenta de auxílio para construção da aprendizagem para alunos portadores de necessidades especiais.
É importante dizer que Tecnologia Assistiva, é um termo ´relativamente ainda novo, utilizado para identificar todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
No Brasil, em 2006, através da a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, através da portaria nº 142, instituiu o Comitê de Ajudas Técnicas, o CAT, que reuniu um grupo de especialistas brasileiros e representantes de órgãos governamentais, com objetivos de apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes à área de tecnologia assistiva; estruturar as diretrizes da área de conhecimento; realizar levantamento dos recursos humanos que atualmente trabalham com o tema; detectar os centros regionais de referência, objetivando a formação de rede nacional integrada; estimular nas esferas federal, estadual, municipal, a criação de centros de referência; propor a criação de cursos na área de tecnologia assistiva, bem como o desenvolvimento de outras ações com o objetivo de formar recursos humanos qualificados e propor a elaboração de estudos e pesquisas, relacionados com o tema da tecnologia assistiva.
A tecnologia assistiva na educação inclusiva vem para acompanhar e atender todas as mudanças advindas da globalização, do avanço da ciência e da tecnologia e emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado e como uma importante ferramenta e possibilidades para aprendizagem, autonomia e formação cidadã de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
2. Fundamentação teórica
Ciência e tecnologia revolucionam nossas vidas, mas a memória, a tradição e o mito moldam nossas respostas. Arthur Schlesinger.
A tecnologia assistiva é um termo usado para definir uma série de recursos e serviços que proporcional a alunos portadores de necessidades especiais e a todo cidadão com necessidades especiais, o desenvolvimento de habilidades na busca da sua independência cidadã, é uma estratégia usada para aumentar e possibilitar a realização de atividades necessárias e ou desejadas por uma pessoa.
Esses recursos são equipamentos e ou aparelhos que auxiliam as pessoas
...