A Tabela Psicologia
Por: ro_pontes • 27/4/2020 • Dissertação • 371 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Com base nos estudos da unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behavorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar de forma resumida e com suas palavras que tem relação com aprendizagem/educação.
Possibilidades Limitações
BEHAVORISMO
Behavorismo é o estudo do comportamento através de estímulos e respostas. Nessas perspectivas a observação comportamental seria essencial no contexto escolar. Era possível compreender o comportamento através da reação, situação, causa e efeito. O aluno poderia ser moldado e estimulado pelo professor que poderia reforçar comportamentos desejáveis, conter e corrigir comportamentos indesejáveis.
A limitação se dá ao fato de observar apenas os aspectos comportamentais observáveis deixando passar despercebido comportamentos relacionados aos atores conscientes, como percepção, atenção, memória, intencionalidades e até mesmo o lado sentimental dos alunos.
PSICANÁLISE
O papel do aluno e do professor é baseado em laços afetivos e no inconsciente individual. Nessa concepção, há uma ligação afetiva entre aluno e professor. O professor conquistando a confiança e afeto do aluno, torna-o mais cooperativo e dedicado, o que facilitará o aprendizado. Neste sentido a transmissão do conhecimento torna-se mais humana e menos técnica.
Se não houver afinidade entre aluno e professor, o aprendizado torna-se mais difícil e o professor terá mais dificuldade para transmitir o conhecimento a ele.
HUMANISMO
O Humanismo não diferencia o tratamento ao ser humano. Todos devem ser tratados da mesma forma, sem diferenças. O professor incentiva o aluno a expressar seus sentimentos, necessidades, pensamentos e opiniões. O aluno é o centro da aprendizagem, sua característica básica é a capacidade de compreender-se e compreender os outros. O foco do ensino é a igualdade e liberdade de expressão para todos.
Exige que o professor tenha habilidades naturais, como facilidade para se relacionar, empatia, paciência e ser um bom ouvinte. O professor desenvolve a própria forma de ensinar. Nessa abordagem não seria possível desenvolver junto ao professor estratégias de ensino e os métodos teriam pouca importância. O professor é o centro da aprendizagem.
GESTALT
Esse método utiliza a percepção. É um método dinâmico. O aluno tem a compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequadas.
O aluno acaba limitando a sua aprendizagem.
A interpretação torna-se mais restrita, pois ele se prende a sua própria percepção.
...