A Tabuada Em Sala de Aula
Por: Dhyego Aldama • 15/10/2022 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
CONRADO, Fernanda Ribeiro. A tabuada em sala de aula: contextualizando
saberes, repensando a prática docente; orientadora Bárbara Kaline de Sousa. - IFPB, 2021.
O presente trabalho se propõe a analisar o Trabalho de Conclusão de Cursa de Fernanda Ribeiro Conrado sob o tema “Tabuada em sala de aula: contextualizando saberes, repensando a prática docente”. A partir da leitura foi possível observar que o principal objetivo da pesquisadora é buscar compreender e desenvolver conhecimentos no meio matemático por meio da utilização, construção e execução de dinâmicas e atividades lúdicas que demandassem o uso da tabuada e as quatro operações básicas na disciplina de matemática.
Na introdução é feita uma entrada na discussão no tocante a importância do diálogo e interação dentro da sala de aula utilizando-se dos estudos de Almeida (2018). No segundo capitulo são apresentadas questões acerca do ensino de Matemática, buscando enfatizar a relevância em aplicar jogos e atividades lúdicas que façam o uso da tabuada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem do alunato.
Ao decorrer do trabalho são apresentadas sugestões para se estabelecer estratégias de ensino no que se trata da questão modeladora o ensino embasado em Sant’Anna e Nascimento (2011), para um melhor resultado no sucesso escolar. Nota-se uma análise do contexto histórico sobre o ensino de matemática por meio de artigos, teses e dissertações, até serem levantados questionamentos a seguir:
De que maneira a tabuada pode ser utilizada no ensino das operações básicas nas aulas de matemática? Quais habilidades podem ser desenvolvidas com o auxílio da tabuada para melhorar a aprendizagem dos alunos? (CONRADO, 2021)
Então, depois de discutir os conceitos envolvidos no ensino de matemática e o uso de jogos e atividades divertidas em sala de aula, e como a tabuada funciona de forma divertida, ajudando a ensinar as quatro operações básicas, foi apresentada a proposta a ser aplicada em uma amostra de dez alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izidra Pacífico de Araujo, onde quatro atividades lúdicas como: o Jogo da Memória, o Baralho da Multiplicação, a Corrida da Divisão e Bingo da Divisão. Por fim os resultados alcançados na amostragem em sala de aula são expostos. O trabalho foi concluído fazendo levantamentos importantes sobre trabalhar a tabuada de forma lúdica e como isso pode contribuir para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática de modo geral, descrita da seguinte maneira:
No final, os alunos comentaram que aprender daquele jeito era divertido e que até esqueceram que era uma aula de Matemática. Sendo assim, podemos perceber que utilizar o lúdico como ferramenta para aprender as operações básicas torna as aulas mais eficientes, uma vez que o fato de competir torna os alunos mais focados e o ato de brincar torna as aulas mais leves e interativas, favorecendo uma boa aprendizagem da tabuada. Vale salientar que os jogos aqui utilizados podem ser adaptados para serem trabalhados outros conteúdos matemáticos. Além disso, a aplicação desses jogos contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades como: desenvolvimento do raciocínio lógico, do cálculo mental, interação com os seus pares de forma cooperativa, realizar operações com os números naturais, entre outras. (CONRADO, 2021, p.35)
...