A Tecnologia x Metodologia
Por: Roseni30032018 • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 865 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Introdução
Tecnologia x Metodologia
A tecnologia é a principal ferramenta do mundo em que vivemos.
Quando falamos em tecnologia, logo vem em nossa mente aparelhos eletrônicos de informáticas e de comunicação, por exemplo. Notebooks, tablets, aparelhos celulares etc. Mas na verdade é qualquer instrumento que possa servi e nos facilitar de um determinado proposito.
A tecnologia é tão antiga que a história da humanidade e segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. No mundo de hoje a, tecnologia está ligados a muitos recursos para ser humano, ela está presente no trabalho, nas escolas, nas empresas etc.
Hoje em dia a tecnologia evolui muito ao longo dos anos e somos uma sociedade verdadeiramente tecnológica, esta é a real realidade do momento e se de uma hora para a outra nos retirassem todos esses recursos tecnológicos, nós seres humanos deixaríamos de viver!
Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.
De acordo com Santos e Mortimer (2002), alfabetizar, portanto, os cidadãos em ciência e tecnologia é hoje uma necessidade do mundo contemporâneo. Não se trata de mostrar as maravilhas da ciência, como a mídia já o faz, mas de disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.
Segundo Hall (1984) apud Manãs (2001) definem o conceito geral de tecnologia em três componentes:
- Tecnologia de operações, que compreende as técnicas usadas nas atividades do fluxo de trabalho da organização;
- Tecnologia de materiais, que considera os materiais usados no fluxo de trabalho e estabelece ainda, que é possível que uma técnica altamente sofisticada seja aplicada a materiais relativamente simples;
- Tecnologia de conhecimento, em que as complexidades variáveis do sistema de conhecimentos usados no fluxo de trabalho são os principais pontos.
Nos anos de 1960, o tema tecnologia que rondava as organizações era “ processamentos de dados”. Nessa época, a maioria das empresas direcionava os recursos para o processamento centralizado de dados em mainframes (grandes computadores) e para os sistemas de controles operacionais, tais com faturamento, estoque, folha de pagamento, finanças e contabilidade.
A educação a distância surgiu no Brasil em 1904, utilizando o texto escrito (correspondências) para a troca das informações. As primeiras iniciativas foram de instituições privadas com ofertas de iniciação profissional em áreas técnicas. O Instituto Rádio Monitor, em 1939, o Instituto Universal Brasileiro, em 1941 e outras organizações similares atenderam vários estudantes em cursos abertos de iniciação profissionalizante pela modalidade de ensino por correspondência. A partir de 1970 os cursos a distância iniciaram o uso da Teleducação através de aulas via satélite. Somente em 1990 as Instituições de Ensino Superior do Brasil começaram a dar importância para a EAD, com o uso de Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Em 1995 a internet começou a se expandir no ambiente universitário, juntamente com as novas tecnologias ligadas a ela, contribuindo para o grande impulso do crescimento desta modalidade de educação. No ano seguinte, surgiu a primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n°9.394, de 20/12/1996), em especial no artigo 80, que pela primeira vez no país, estabelece a EAD para todos os níveis e modalidades de ensino.
A tecnologia está tão moderna que de uns anos para cá, os estudos em Ead, está cada vez mais sendo procurados pela as pessoas.
O ensino Ead vem trazendo muita mobilidade e ganhou espaço cada vez mais no mercado de trabalho e no ensino de educação superior.
Com Ead no ensino superior, temos vários meios de utilização na educação a distância: material impresso, rádio, tv e podemos acessar em qualquer hora e lugar e aonde quiser desde que você tenha acesso a uma internet.
Dessa forma o objetivo mesmo é de facilitar o processo de ensino aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre o professor e o aluno.
...