A VISÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Por: l.graciele • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
A VISÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
Desde 1994, a partir da Declaração de Salamanca, considera-se a inclusão da pessoa com deficiência em classes regulares como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais, na medida em que se considerou que a maior parte dessa população não apresenta qualquer característica peculiar que não permita essa inclusão.
Muitos profissionais ainda não compreendem como ocorre o processo de inclusão e nem como se realiza na prática a educação especial muitos acreditam que essas pessoas com deficiência devem ser inseridas na escola regular. Neste sentido existe uma falta de informação e conhecimentos de leis então gera preconceito social e inclusivo.
O professor constitui importante papel no processo de inclusão, pois ele é responsável por desenvolver uma didática diversificada e flexível, estar atento ao desenvolvimento de toda sala heterogênea, criar condições psicossociais favoráveis ao grupo e promover o vínculo essencial ao aluno com deficiência, transmitindo-lhe segurança e confiança em si.
Nesse processo os professores devem estar cientes que esse aluno com deficiência deve ser olhado com suas especificidades pois cada um é um, e devemos ter em mente que esse aluno é da escola toda para que de fato ocorra a inclusão.
propomos a colaborar com a construção do conhecimento da área da Educação Especial, na medida em que este trabalho busca a verificar onde há lacunas e onde há necessidade de orientar melhor os professores, para termos uma educação inclusiva concisa e competente a ponto de atender com precisão os alunos com deficiência. Onde o ensino ficará mais qualificado á medida que os professores estejam em contato formal e pensando juntas estratégias metodológicas que facilitem a aprendizagem do aluno com deficiência.
O desafio de criar uma escola de qualidade para todos vem exigindo dos países a melhoria de seus sistemas escolares para satisfazer essa clientela. Para que haja a educação inclusiva, as escolas devem acolher a todas as crianças, independente de suas condições físicas, intelectuais, sensoriais, emocionais, e outras. Esse princípio nos mostra a necessidade de que as escolas devem adequar-se a todos os alunos, adaptar-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurar-lhes um ensino de qualidade.
A educação especial integrada à educação regular ainda está em construção e o como efetivá-la, está em discussão. Nossa intenção hoje, não é mais discutir se devemos ou não integrar e incluir todos os alunos, mas é principalmente a discussão que vale ressaltar que um trabalho desses educadores juntamente com as escolas para construírem uma educação qualificada aos alunos , para um melhor atendimento a todos.
Objetivo Geral
Buscar conhecer os desafios encontrados pelos professores nas escolas e como se dão as interações formais no planejamento para atender alunos com deficiência.
Objetivos Específicos
Realizar pesquisa bibliográfica, com a intenção de conhecer a história da Educação Especial no Brasil e legislação vigente no estado de Santa Catarina.
Pesquisar sobre a legislação vigente no Brasil, que trata dos direitos da Educação Especial; conceitos e definições de Educação Especial;
Realizar uma pesquisa de campo, através de questionários para fazer um levantamento das condições e estruturas existentes nas escolas Públicas Estaduais do município de Concórdia/SC
Conhecer como se dá as interações entre o professor do SAEDE e o segundo professor do ensino regular.
...