A educação do eja
Por: naytuzinha • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
SELMA MANGABEIRA DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR E INDIVIDUAL
Experiências sobre as aulas no tempo da escola
[pic 3]
SENHOR DO BONFIM-BA
2015
SELMA MANGABEIRA DOS SANTOS
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: Experiências sobre as aulas no tempo da escola
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos. .
Profs: Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Lucy Mara Conceição.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Tutor (a) de sala: Adriana Longuinho
SENHOR DO BONFIM-BA
2015
Lembro-me vagamente dos meu tempos iniciais da escola.
O que eu me recordo, foi que entrei na escola aos 5 ou 6 anos para ser alfabetizada por uma professora chamada Gilmar. Já era uma senhora mais como muita experiência. O que ficou mais marcado em mim foi o método que ela utilizava.
Ela nos ensina o alfabeto dessa forma:
Cortava um pedaço de papel e vasava no meio deixando só a letra para que a turma respondesse que letra era aquela, ia alternando e nós íamos falando o restante do alfabeto.
Se algum aluno errasse uma letra faria tudo outra vez até que soubesse identifica - lá todo o alfabeto. Assim ela passava para próxima lição.
Depois aos 7 anos fui estudar em outra escola, essa não esqueci porque lá só estudava meninas. É um colégio de freira, porque na verdade é administrada pelas Irmãs Sacramentinas, que por sinal o colégio existe ainda hoje.
Eu gostava muito de lá,quando chegava o tempo das estagiárias, há tempo bom. Todos nós alunos, não só eu mas todas as minhas amigas ficavam em alvoroço.
Todo dia era uma festa com a nossa estagiária, ela fazia brincadeiras, mas também aplicava com êxito os conteúdos aplicados. O triste era quando chegava o dia dela ir embora.
Fazíamos uma festa surpresa, enchíamos de presentes e recebíamos dela também.
Depois ingressei no ensino médio em outra escola. Era tudo diferente da outra em que estudava.
Fiz muitos amigos, até hoje ainda convivo com algumas amigas dessa época.
Desse tempo do que mais me recordo é da professora de português. Ela nos contou que tinha se formado no magistério aos 50 anos, logo foi ensinar, daí nos aconselhava a não desistir dos nossos sonhos.
Tenho hoje como exemplo essa professora. Estou realizando um grande desejo, que é minha formação em Pedagoga e que se Deus quiser o realizarei com louvor.
Assim termino meu pequeno texto sobre as minhas recordações escolares.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
O planejamento implica em uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite alterar o modelo tradicional de ensino. O trabalho do professor, quando bem planejado e orientado, auxilia o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, reflexão, organização, entre outras, que estão estritamente ligadas ao desenvolvimento intelectual da criança.
Para atingir o objetivo indicado, a escola em conjunto com os professores, coordenadores, devem conseguir o difícil equilíbrio de oferecer uma resposta educativa tanto compreensiva quanto diversificada, proporcionando um conhecimento comum a todas as crianças, que contemple um bom planejamento e, ao mesmo tempo, que respeite suas características intelectuais e suas necessidades individuais. As acepções do planejamento são discutidas amplamente em nossos dias, onde abrange uma gama de idéias. Por si só, não constitui a fórmula mágica que soluciona ou muda a problemática a ser resolvida. Exige uma busca cada vez maior de estudos que favoreçam o estabelecimento de diretrizes realistas. Nunca se deve pensar num planejamento pronto, imutável e definitivo. Deve-se antes acreditar que ele representa uma primeira aproximação de medidas adequadas a uma determinada realidade, tornando-se, através de sucessivos replanejamentos, cada vez mais apropriado para enfrentar a problemática desta realidade. Estas medidas favorecem a passagem gradativa de uma situação existente para uma situação desejada.
O ato de planejar faz parte da história dos seres humanos, isto é uma preocupação da maioria das pessoas no seu cotidiano, pois estamos sempre enfrentando situações que necessitam serem planejadas, assim podemos dizer que a ação de planejar faz parte da vida e aquele que não planeja corre o risco de realizar as atividades de forma mecânica sem sentido definido, pois sabemos que dentro deste contexto do ensinar e aprender a falta desta prática implicará num trabalho realizado de forma alienada. Entendemos que, só através da compreensão clara do que é o ato de planejar, é que conseguiremos propor mudanças e inovações, as quais permitirão um caminhar mais consistentes na longa estrada que nos leva ao conhecimento, visto que, observamos durante o ano letivo, professores com muitas dúvidas ao planejar e assim sendo, este projeto visa trazer subsídios para os professores quanto às dificuldades ao planejar.
...