A historia da Educação Infantil no Brasil
Por: Jaqueline Medeiros • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.998 Palavras (16 Páginas) • 486 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
PÓLO JÚLIO DE CASTILHO
Aline Silva dos Santos – RA:9680459664
Gleice Kelly R. Guilherme – RA:9910177447
Jaqueline Medeiros Silva – RA: 9518803519
Simone Cordeiro Gonzales RA: 9650126794
Rute de F. L. Maldonado – RA:9575482167
DESAFIO PROFISSIONAL
CAMPO GRANDE/MS,
22/03//2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
PÓLO JÚLIO DE CASTILHO
Aline Silva dos Santos – RA:9680459664
Gleice Kelly R. Guilherme – RA:9910177447
Jaqueline Medeiros Silva – RA: 9518803519
Simone Cordeiro Gonsales – RA: 9650126794
Rute de F. L. Maldonado – RA:9575482167
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho solicitado do curso de Pedagogia do 1° semestre de 2015, referente às disciplinas Didática da Alfabetização e do Letramento, História da Educação e da Pedagogia. Sob orientações dos professores à distância EAD Maria Clotilde Bastos, Dra. Camila Beltrão Medina e da professora tutora EAD Pabliane Lemes Macena.
CAMPO GRANDE/MS,
22/03/2015
RESUMO
Neste trabalho serão apresentados os principais acontecimentos do magistério no Brasil com foco na Educação Infantil, assim como roteirizar perguntas e realizar entrevistas com pedagogas da Educação Infantil onde serão abordados o que as levaram a escolher a docência, seus métodos de ensino e também como foi a alfabetização na sua época também os métodos que foram utilizados para auxiliar e facilitar sua aprendizagem. Essas informações foram organizadas e ao termino das entrevistas construído uma dissertativa para problematizar os principais fatos.
Palavras chaves- Alfabetização - Entrevistas -
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................05
PASSO 1....................................................................................................................06
PASSO 2....................................................................................................................08
PASSO 3....................................................................................................................14
PASSO 4....................................................................................................................16
CONCLUSAO.............................................................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................19
INTRODUÇÃO
Diante do tema proposto, foi feito uma pesquisa sobre a história da educação infantil no Brasil desde o princípio até os dias atuais, veremos que a educação infantil não era dada a devida importância, eram educados com os métodos pedagógicos crianças acima de 6 anos, as de 0 a 6 ficavam aos cuidados de pessoa que tivesse o mínimo de estudos. Pra sabermos mais sobre essa fase até a fase atual fizemos várias entrevistas as pedagogas atuais e mais antigas.
Foi elaborada um roteiro de entrevista padrão e através dele colhido dados biográficos de várias pedagogas da educação infantil, o tema em que foi mais focado, foi em relação as motivações que as fizeram escolher a pedagogia e a Educação Infantil, também como era o método e a didática utilizada por elas em sala de aula.
Através das entrevistas veremos a realidade das pedagogas em vários momentos da sua história, além dos seus métodos de trabalho também perguntamos como foi a alfabetização delas e os relatos forma impressionante e até mesmo emocionados. Ouvimos relatos de seus medos, suas conquistas, o que ainda almejam e os desafios que elas enfrentados que não as fazem desistir de seus objetivos que é o de ensinar.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
Educação Infantil é uma preocupação antiga, nos séculos de XI e XII, pensadores humanistas como Erasmo (1465-1530) e Montaigne (1483-1553) aconselhava que houvesse uma educação infantil onde respeitasse a criança onde fosse estimulado que juntasse os simples jogos a aprendizagem. E foi assim que por muito tempo que a educação e cuidados era responsabilidade das famílias.
Comenius (1592-1670) defendia que a educação infantil de crianças até os 6 anos deveria ser mais maternal com o intuito de exercitar os sentidos das crianças. Nos séculos XVII E XVIII foram criadas as primeiras instituições de início para atender crianças pobres, órfãs, abandonadas e os filhos das mães que ingressaram nas fabricas, situadas as primeiras na Inglaterra na França e em outros países da Europa. As responsáveis pelos cuidados delas eram as mulheres pois os cuidados exercidos por elas era semelhante aos cuidados de mãe.
Para Rousseau (1712-1778) a infância tem seu tempo com valor próprio, e que ele deve ser respeitado pela sua educadora natural – mãe. Pestalozzi (1746-1827) defendia que para aprender a criança precisava de um ambiente natural, organizado, que transmitisse afeto e fosse pratico, pra que as crianças tivesse ali cuidado e educação, que a pedagoga transmitisse além da educação o cuidado e amor pela sua criança.
Em 1937 fundou a primeiro ambiente que era exclusivo para Educação Infantil que no início erra chamada de educação de crianças, de zero a seis anos que era transmitido longe de seus lares e familiares.
...