TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da psicologia na educação, relacionando métodos qualitativos

Por:   •  5/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da psicologia na educação, relacionada a métodos qualitativos - qualidade/quantitativo - quantidade estarão presentes ao longo da vida. É necessário o estudo da psicologia para analisar, mediar os conhecimentos relacionados à estrutura pedagógica, uma vez que o estudo do humano que é a matéria prima da psicologia são observados expressões mentais, visíveis, o sentimento do aluno. A psicologia observa e estuda as fazer do ser humano e permite traçar métodos para observar distintas particularidades e cada indivíduo com o meio. Logo, a subjetividade nos torna únicos.

As ações do cotidiano nos permitem entender a vivência da arte, aprender, reconhecer o significado da educação fundamentar, aprofundar, a compreensão, ver ouvir, falar, respeitar, pensar e criticar. O professor que entende de psicologia faz muita diferença na sua vida e no seu trabalho. Os fatores físicos, biológicos, cognitivos, afetivos e sociais têm grande influência dentro do crescimento e desenvolvimento.

O professor deve entender que cada aluno detém sua competência, nível do ensino, personalidade, dificuldade, inteligência, voltada para uma determinada área, cada aluno educando tem um estilo de família, de meio, contexto. Por isso, o bom professor deve ser dinâmico e acompanhar as modificações que ocorrem dentro da sala de aula.

Atualmente, a escola tem atuado bastante com o papel da família e isso se deve a projetos e políticas públicas. O educador deve sempre buscar métodos atrativos para melhor formação e informação do aluno. Sabemos que a aprendizagem está situada ao longo da vida portanto, a educação deverá acompanhar essa linha de raciocínio. Hoje em dia podemos verificar que diversas livrarias ainda possuem livros com conceitos antigos ligados a educação. Isso influenciará na nova psicologia pois, implica na disseminação de conceitos ultrapassados.

O correto na âmbito escolar é o professor ensinar os alunos a metacognição, técnicas de auto-regulação, ajudando - os a monitorizar a aprendizagem.Para a prática do saber não se tornar desgastante o educador deverá procurar métodos que reforcem a atividade dada em sala para que não haja falhas no processo do conhecimento e para que não ocorra desgaste por parte do aluno.Uma observação bastante relevante é que nem todos os alunos dão conta de experimentar suas próprias ideias.

A partir da revolução francesa começou a ser reconhecida a conquista dos direitos dos cidadãos ,foi um fator determinante pois,depois da Revolução industrial com o grande avanço tecnológico surgiram muitas industrias então o período ficou marcado por transformações sociais que ocasionaram a necessidade de socializar as pessoas ,impondo a disciplina que até então era desconhecida .Segundo a LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)os níveis e modalidades de educação e ensino são formadas pelo nível I da educação infantil,ensino fundamental, e ensino médio.Nível dois na educação representa o nível superior.A educação é considerado como algo público e entende-la primeiro devemos saber o contexto político ,social ,jurídico e econômico em que nos encontramos para entender a educação atual.

Hoje em dia vemos a educação como meio de aumentar a renda e a qualidade de vida das pessoas

Este trabalho refere-se ao modo como o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com