A menina que roubava livros
Por: beneditaaguilera • 14/10/2015 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
Esse livro intitulado “A menina que roubava livros”, aconteceu durante a segunda guerra mundial com uma família; mãe, comunista, perseguida pelo nazismo, que leva seus dois filhos; Liesel e seu irmão mais novo para serem adotados por dinheiro por um casal de alemães no subúrbio de uma cidadezinha alemã. Logo no início da história, fica claro, que a narradora é a morte, isso mesmo, “a morte”. Ela é atraída por Liesel, mas, ao mesmo tempo sente uma afeição muito grande e resolve levar para seus braços o menino. Logo após o sepultamento do mesmo, o coveiro deixa cair um livro, a menina o pega e guarda para junto de si, mesmo não sabendo ler. A viagem prossegue...Chegando a cidade, seu pai adotivo Hans, a recebe com amor e carinho e posteriormente ajuda-a ler seu primeiro livro intitulado “manual de um coveiro”. A mãe Rosa, recebe Liesel com aspereza e frieza, mas, posteriormente se mostra amorosa e afável também. Apesar das dificuldades, da comida rara, Liesel se volta completamente curiosa e atraída para a leitura.
Faz amizade com a vizinhança, especialmente com Rudy, seu “namorico” de infância, vai pra escola e em certo dia acontece uma homenagem a Hitler, onde os participantes queimam pilhas de livros publicamente. No final da cerimônia Liesel consegue pegar mais um livro que está praticamente quase destruído.
A esposa do prefeito vê o acontecido e convida Liesel para conhecer a biblioteca de sua casa, Liesel fica encantada e passa a frequentá-la constantemente, mas, depois de um certo tempo o prefeito a proíbe de frequentá-la; Liesel; porém, não desiste, e começa a” roubá-los” para ler, mas, depois os devolve.
Em meio aos bombardeios; refugiados nos porões, vizinhos, crianças se sua família, Liesel os tranquilizam contando várias histórias. Max, um judeu também é ajudado por Liesel, pois, a mesma lê todos os dias para ele quando está gravemente doente, ajudando-o a sobreviver. Porém, certo dia uma tragédia acontece durante os bombardeios e toda sua família e vizinhos morrem, só restando como sobrevivente Liesel, que estava no porão, lendo e estudando e acabou adormecendo ali mesmo por sua sorte.
O tempo passa, Liesel se casa, constitui família e morre velhinha.
...