A necessidade de educação diária das crianças
Artigo: A necessidade de educação diária das crianças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pjtexera • 22/9/2014 • Artigo • 712 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
1
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é uma necessidade para a criança desde seus primeiros contatos com a escolarização.
A educação infantil deve ser entendida como uma etapa de enriquecimento cognitivo, afetivo e cultural. Por meio de projetos é possível criar atividades do interesse das crianças e incentivar a ampliarem seus conhecimentos e curiosidade, trazidos também pelas próprias crianças.
O professor é o responsável por organizar as situações didáticas e colocá-las em práticas de acordo com as vivencias da rotina na Educação infantil.
O cotidiano cuida e educa a criança pelo seu bem estar, e seu desenvolvimento, físico, motor, emocional, intelectual moral e social, procurando estimular o seu interesse pelo processo do conhecimento.
Considerando que as relações interpessoais são o ponto principal para o desenvolvimento realizado para Educação Infantil.
Sabemos que muitas delas já fazem parte do dia a dia das escolas da Educação Infantil. Assim a mesma deve cumprir o papel de socialização, permitindo as crianças atividades diversificada, para que possam desenvolver uma identidade própria.
2
A CRIANÇA É UM GRANDE PESQUISADOR
Pedro Demo é professor do curso de serviço Social da UnB e pós- doutor em educação pela UCLA, de Los Angeles (EUA) È autor de política Social do conhecimento e questões para a Teleducação (Editora Vozes),Conhecer e Aprender ( Editora Artes Médicas) e educação pelo avesso.(Cortez Editora ).
Segundo Pedro Demo defensor da educação reconstrutiva, o nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, e de questionar. E para despertar esse espírito na criança, ele receita muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno. Nesse cenário, a aula tem papel coadjuvante. Indispensável mesmo só é a orientação e o acompanhamento atento do professor. O mesmo acredita que vai ser muito difícil no futuro fazermos qualquer proposta educacional que não seja em parte virtual e acredita que não serão as novas tecnologias que vão salvar a pátria. O grande desafio será inserir pesquisa e elaboração própria em um espaço de aprendizagem virtual.
Conforme relata em sua a entrevista, em primeiro momento a importância da pesquisa no processo educacional como principio educacional e principio educativo, não são apenas com construção técnicas de conhecimento mas uma educação questionadora do individuo saber pensar e ser capaz de ter sua própria historia.
Para ele a educação reconstrutiva concilia pesquisa e ensino, e que precisamos de informação e formação para aprender, temos que vasculhar o que já está disponível.
O professor será necessário para o processo reconstrutivo, como orientador e avaliador do aluno. Mas para um sujeito ser capaz de propor e questionar ele precisa de pesquisas e elaboração própria.
E no ensino fundamental a pesquisa pode ser inserida como, por exemplo: A criança é levada a buscar seu material e fazer sua elaboração, a se expressar
...