A pedagogia do afeto na sala de aula Núbia vieira da silva
Por: nubya15 • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 402 Visualizações
A pedagogia do afeto na sala de aula
Núbia vieira da silva
O livro pedagogia do afeto na sala de aula da autora Fabiana Andrade nos instrui para a profissão pedagógica onde e ela nos mostra diferentes contextos desde o primeiro encontro ate o ultimo. A autora retrata em seu livro que as primeiras palavras ditas pelo o professor podem deixar impressões que podem ser responsáveis pela configuração da imagem daquele docente. Sendo assim podem existir barreiras que pode impedir o crescimento tanto do professor como o do aluno.
Através de aulas dialogadas o professor e o aluno constroem uma relação amigável em que o objetivo maior é o diagnostico das deficiências e a superação das limitações. O professor deve trabalhar os ensinamentos para a vida, através de musicas, historias e dinâmicas e ate mesmo uma produção textual. É importante que o professor trabalhe as situações reais do cotidiano com os seus alunos, pois é a partir da sala de aula onde eles vivenciam os problemas do mundo e a partir disso podem já a começar a escolher o seu caminho. Na sala de aula também se deve trabalhar sobre Deus, pois isto não representa princípios de uma determinada religião, e sim de atitudes de amor, humildade, tolerância... Ou seja, o cotidiano na escola e cheio de intolerância, incompreensão entre os estudantes.
Ao avaliar um aluno o professor deve levar em conta a sua historia, ou seja, o seu contexto fora da sala de aula, pois o aprendizado é distinto e com formas e ritmos diferentes.
Um bom planejamento é pensado sobre as habilidades e necessidades dos alunos. Um bom professor deve sempre estar atrás de sabedoria. Muitas das vezes é apenas preciso que o professor olhe para o aluno com simpatia e se importe com o seu aprendizado, pois assim o aluno ira sentir vontade de ir à frente quebrando barreiras.
Ao fazer um planejamento e preparar as aulas o professor esta demonstrando um compromisso com aqueles que desejam aprender, onde o professor esta a procura de encontrar diversas maneiras para transmitir conhecimentos. O professor precisa utilizar a sua imaginação criatividade e sensibilidade para que os estudantes gostem de suas aulas. As aulas devem acompanhar o perfil das gerações dos alunos.
Muitos jovens vivem problemas familiares, sentem angustias típicas da idade e ficam inseguros quanto ao futuro, e assim alguns deles pedem orientações ao professor, e assim recebem conselhos que os ajudem a resolver os seus conflitos interiores.
Através da musica o professor pode levantar questões para debatê lás. Uma boa musica sempre traz uma mensagem um ensinamento para a vida. O trabalho com a musica é uma oportunidade de mostrar aos jovens que a vida é uma constante tomada de decisões por isso é necessário aprender a pensar, buscando nos próprios valores as respostas para todas as duvidas e anseios.
Uma aula não precisa ser um espetáculo para alcançar objetivos, ela apenas necessita ser amigável, democrática, e participativa, para que bons resultados sejam obtidos e uma verdadeira mudança educativa aconteça. Aparelhos de tecnologias atuais devem ser usados pelo o professor, pois os jovens da sociedade atual vivem em contato freqüente com múltiplas tecnologias.
O ensino da arte e um grande incentivador para a formação da consciência crítica, pois através da letra de uma musica, dos versos de um poema ou da dramatização de uma peça teatral, o professor pode levar o aluno a pensar sobre questões sociais, comparar a realidade dele com as de outras pessoas. O ensino da arte e para gerar solidariedade e afetiva, diminuir a agressividade e aumentar a capacidade de concentração para canalizar energias positivas. O professor necessita demonstrar que se importa com todos os alunos, independentemente da maneira de como são ou agem na aula dele. A habilidade emocional faz do professor uma pessoa mais sensível e extremamente preparada para resolver os conflitos da sala de aula.
...