A pesquisa na formação docente
Por: Enear • 19/5/2017 • Artigo • 5.210 Palavras (21 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 1]
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Bianca Moreira Pereira Lamb
Enear Machado de Machado
Gabriela Marta dos Santos
Luana Cristine Gedtel
Tutor Externo
Ariel Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
PED (1447) – Pedagogia
20/10/16
RESUMO
A importância da pesquisa na construção do conhecimento e na formação do professor tem sido causa de debates e reflexões na busca constante de melhorar a forma de trabalhar as aprendizagens dos alunos de maneira ativa e significativa na produção de conhecimento. A partir da visão polissêmica do conceito de pesquisa e suas diferenças, este artigo apresenta as características de um professor pesquisador e traz reflexões sobre a importância da pesquisa na prática docente. Para finalizar é evidenciada a contribuição da pesquisa investigativa na área educacional, contribuindo para que a didática escolhida pelos docentes aproxime o conhecimento científico da realidade do aluno e fazendo com que as aulas tenham um caráter investigativo e reflexivo, não apenas de assimilação de conceitos já pré-estabelecidos.
Palavras-chave: pesquisa na prática docente, professor pesquisador, pesquisa investigativa.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma reflexão sobre o que é pesquisa e qual a sua importância na formação docente e nas práticas de sala de aula. A importância de estimular o aluno a pensar, correr atrás, criar, e não só decorar hoje, para esquecer amanhã. O professor deve despertar no aluno curiosidade, vontade de ir alem, que o mesmo se sinta desafiado a ultrapassar seus limites.
Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, e o despertar para a leitura. Cabendo também ao professor, gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações e lhe oferecer melhores condições de desenvolvimento da pesquisa.
2 CONCEITO DE PESQUISA
Muitos são os conceitos a respeito do que seja pesquisa nos dicionários, nos livros de metodologia existem variadas explicações, mas antes de procurar por um conceito nos livros, vamos fazer um exercício do pensar: Buscar lá no nosso “arquivo interno” o que se sabe sobre pesquisa, o que já ouvimos falar o que já lemos sobre isso. A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema, seja ele, qual for. Esta curiosidade é instigada muitas vezes pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências profissionais. Quando pesquisamos descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece. Pesquisa significa ir ao encontro de algo e nisso está implícito falar com as pessoas, muitas vezes ter que se descolar de um lugar ao outro ou até de uma cidade a outra, sem falar nas inúmeras leituras que são feitas, pesquisas em bibliotecas, sites especializados, enfim tudo para que nossa pesquisa seja concluída com êxito.
...