AD1 DE GESTÃO EDUCACIONAL
Por: Ana Carolina Binner Dos Santos Campany • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 848 Palavras (4 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
Nome: ANA CAROLINA BINNER DOS SANTOS CAMPANY |
Matrícula: 15216080355 |
E-mail: carolbinner@hotmail.com |
Telefone: (22) 981002671 |
Polo: ITAOCARA |
Cidade em que reside: ITAOCARA |
Caro aluno:
Esta é a sua Primeira Avaliação a Distância – AD1.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
- Você vai encontrar nesta atividade 2 questões dissertativas.
- Leia atentamente as questões, e responda digitando entre 10 a 15 linhas cada uma; depois envie o documento na extensão DOC ou PDF.
- As respostas devem ser dadas neste mesmo documento, mantendo o cabeçalho.
- A atividade deve ser postada na plataforma. Não aceitaremos outra forma de entrega; portanto, observe o prazo!
- Os textos que servem de base para consulta encontram-se no link “Textos Complementares”, na plataforma da disciplina.
- Esta avaliação é individual.
Bons Estudos!!!
Questão n.º 1 (4,0)
A atividade administrativa não se dá no vazio, mas em condições históricas determinadas para atender a necessidades e interesses de pessoas e grupos. Da mesma forma, a educação escolar não se faz separada dos interesses e forças sociais presentes numa determinada situação histórica. A administração escolar está assim organicamente ligada à totalidade social, onde ela se realiza e exerce sua ação e onde, ao mesmo tempo, encontra as fontes de seus condicionantes (PARO, 2005, p.13).
No texto Perspectivas da gestão escola e implicações quanto a formação de seus gestores, de Heloísa Lück, publicado na revista Em Aberto, v.17, nº 72, p. 11 – 33, fev/jun 2000, a autora apresenta dois conceitos importantes para compreendermos a gestão escolar. São eles: descentralização educacional e desconcentração.
Escreva um texto apresentando um diálogo entre os dois conceitos e sua aplicabilidade na gestão educacional. (Total de linhas digitadas: 10 a 15).
RESPOSTA:
A descentralização educacional ocorre quando há a distribuição de tarefas e responsabilidades entre todos os membros da unidade escolar, permitindo que a participação e colaboração dos integrantes venham a agregar valores e parcerias que contribuam para o desenvolvimento de projetos e com isso consiga atingir os objetivos desejados. Esse processo também resulta em uma gestão mais democrática, onde o poder da gestão deixa de ser autoritário e monopólio e passa a ser participativo. A intenção com a descentralização educacional é que a gestão venha a ter mais autonomia sobre as tomadas de decisões das unidades escolares num todo, desde a criação e aplicação projetos pedagógicos até a compras de matérias e afins. No entanto na prática isso não acontece, pois, o Estado diz dar a autonomia necessária para as equipes gestoras, mas elas são geridas e controladas por normas, deveres e prestação de contas regidas por Ele. Onde a descentralização perde o lugar para a desconcentração, a medida em que o governo transfere uma autoridade velada e continua a ordenar e controlar de acordo com seus conceitos. A escola não deseja ter responsabilidade só para si, há o reconhecimento da necessidade do apoio do Governo, o que as gestões almejam é possuírem, de fato, a tão sonhada autonomia.
...