ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO: Influência da variação granulométrica de brita graduada simples na deformação permanente
Por: lehsilva30 • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
UNIDADE CURVELO
ENGENHARIA CIVIL
BRUNO DE SOUZA OLIVEIRA
ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO:
Influência da variação granulométrica de brita graduada simples na deformação permanente.
CURVELO
2018
[pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
UNIDADE CURVELO
BRUNO DE SOUZA OLIVEIRA
ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO:
Influência da variação granulométrica de brita graduada simples na deformação permanente.
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil do CEFET-MG Unidade Curvelo, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estradas II.
Professor: Msc. Diego Camargo.
CURVELO
2018
Segundo LIMA et al.(2015), há poucos estudos envolvendo agregados empregados na base e sub-base no Brasil. Principalmente, em relação à brita graduada, material que é muito utilizado para pavimentação das rodovias estaduais e federais do país. Com esta pesquisa, o autor estudou o impacto da variação granulométrica de uma mesma brita graduada simples (BGS), utilizada na sub-base das obras de uma via expressa da cidade do Rio de Janeiro, com a sua resistência à deformação permanente e o comportamento de acomodamento (shakedown), através de ensaios com três diferentes distribuições granulométricas.
Os principais fatores que provocam a deformação permanente são: A tensão cisalhante, o carregamento repetido, a umidade e as características do agregado. Para isto, há diferentes modelos de previsão da deformação permanente, através do ensaios triaxiais de carga repetida para solos e agregados como, por exemplo, os modelos de Monismith, Barksdale, Uzan, Tseng, Lekarp e Dawson, Lytton, Guimarães, entre outros.
Segundo os autores, o DNIT não apresenta especificações que relacionam os parâmetros de granulometria do BGS, empacotamento das partículas e a resistência das camadas às deformações, tanto na fase elástica, quanto na fase plástica. Houve uma tentativa de correlacionar os resultados provenientes do ensaio de abrasão Los Angeles e o Treton com os parâmetros anteriormente citados, entretanto não houve uma boa correlação com os índices de degradação encontrados.
Os resultados obtidos permitiram concluir que ocorrem mudanças no desempenho do material quanto às deformações permanentes, quando há variações na granulometria da BGS. Foi possível perceber também que, apesar das mudanças granulométricas, as três curvas granulométricas estudadas apresentaram o efeito de acomodamento (shakedown) e obtiveram influência das razões de tensões (σd/σ3), provenientes dos ensaios triaxiais.
Os autores também relatam a importância de se realizar todos os ensaios de caracterização, alegando que o índice de vazios se tornou um parâmetro importante na análise de resultados, ao mostrar que o bom empacotamento é essencial para o desempenho mecânico do BGS, quando aplicado nas camadas de base e sub-base. Ou seja, um material granular de composição que apresente baixo índice de vazios confere maior resistência às baixas deformações permanentes.
...