EDUCAÇÃO POPULAR – MOVIMENTOS SOCIAIS
Por: niague • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO POPULAR – MOVIMENTOS SOCIAIS
VÁRZEA GRANDE
2015
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo discutir a Educação Popular e seu histórico e a forma de desenvolvimento de um Projeto na perspectiva de uma pratica pedagógica transformadora a partir do conhecimento do povo.
Que integram a comunidade desenvolva a reflexão e critica sobre as questões que afetam o cotidiano das pessoas, desenvolvida através do conhecimento do povo, como para e para o povo.
EDUCAÇÃO POPULAR
Educação popular é um fenômeno de produção e apropriação dos produtos cultuais, expresso por um sistema aberto de ensino e aprendizagem, constituído de uma teoria de conhecimento referenciada na realidade, com metodologias de caráter não institucional proporcionando o conhecimento necessário para que os indivíduos exerçam sua cidadania de fato e de direito permitindo a estes que se reconheçam como sujeitos de sua história e não apenas como um objeto de fácil manipulação.
Como prática pedagógica e educacional, a educação popular pode ser encontrada em todos os continentes, surgiu na América Latina no calor das lutas populares. (Gadotti – 1999:06). Manifestam-se em diferentes concepções e práticas, passou por diversos momentos ao longo da sua história, desde educacionais e organizativas, desde a busca pela contextualização nos anos 50 e 60, a defesa da Escola Pública Popular comunitária nos anos 70 e 80, até a Escola Cidadã nos últimos tempos. E sua pratica pedagógica esta dirigida e designada para os moradores de periferias das cidades, camponeses e todas as outras categorias de pequenos produtores rurais, de trabalho direto, incluindo a educação indígena, não seriada.
É uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. Sua principal característica é a transformação social, e a utilização do saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano e da realidade dos educando.
Segundo Paulo Freire, popular define-se como sinônimo de oprimido, que vive sem as condições necessárias para exercer a cidadania, a partir desse conceito
...