O QUE OS MOVIMENTOS POPULARES TÊM REIVINDICADO PARA A EDUCAÇÃO
Por: octopus • 2/7/2015 • Dissertação • 706 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PROFESSORA: MÁCIA RIQUEL
ALUNO: Jáder Ewerton Feitosa de Souza
DISSERTAÇÃO O QUE OS MOVIMENTOS POPULARES TÊM REIVINDICADO PARA A EDUCAÇÃO
João Pessoa/ PB
Agosto de, 2013.
Dissertação de texto, como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Seminário temático IV, pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientado pela Professora:
Márcia Riquel.
Introdução: Desde o início da copa das confederações em junho de 2013 o Brasil tem vivenciado uma onda de protestos que vem se desencadeando por toda a nação trazendo certo desconforto e expectativa de mudanças para a população, no princípio esses protestos começaram como uma forma de reivindicação para se baixar o preço das passagens de ônibus, mas depois tomou um novo rumo, aproveitando o foco da copa das confederações onde os olhos do mundo estavam voltados para o Brasil à população começou a requerer dos governantes uma nova qualidade de serviços públicos nos vários setores de repartições públicas, é a qualidade “Padrão FIFA”.
I. A ORIGEM DESSES PROTESTOS. Em artigo publicado no Wall Street Jornal, o cientista político americano Fancis Fukuyama afirmou que: “Em todos os lugares onde emerge, a classe média moderna causa fermentação política, mas raramente foi capaz de, por si mesma, trazer mudanças políticas duradouras, ele afirma que em países como Turquia, Brasil e Egito, os protestos não foram liderados pelos pobres, mas por uma juventude com “nível educacional acima da média” que usam tecnologia e as mídias sociais como Facebook e Twitter para espalhar informação e organizar manifestações”. No Caso do Brasil a revolta é contra uma elite que governa e exige projetos glamorosos para a copa do mundo e olimpíada e falha na provisão de coisas básicas como educação, segurança e saúde. O grande desafio é evitar a associação e absolvição no longo prazo pelo sistema arraigado e corrupto. Como aconteceu na Tailândia e China, onde a população acabou dando apoio ao governo autoritário, quando lhes pareceu que era a melhor maneira de assegurar seu futuro econômico.
II. E O QUE É REIVIDICADO PARA A EDUCAÇÃO: Podemos observar que a população almeja um nível melhor na educação, um sistema educacional que valorize o professor, pagando-lhes salários mais dignos e que insira o cidadão no mercado de trabalho, muitos avanços vem acontecendo nos últimos anos na educação brasileira, mas ainda falta muito, pois o que se tem feito de benefícios na verdade são passos que só visam os interesses de políticos que estão apenas preocupados com resultados meramente eleitoreiros e resultados eleitoreiros são em curto prazo, quando nós sabemos que a educação exige resultados a longos prazos e investimentos pesados para se mudar de fato essa realidade caótica em que se encontra a educação em nosso país. Os nossos governantes devem fazer um pacto pela educação e isso tem que ir além da administração do partido “a” ou do partido “b”, eles devem agir em favor dos interesses da sociedade brasileira.
...