TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE OS MOVIMENTOS POPULARES TÊM REIVINDICADO PARA A EDUCAÇÃO

Por:   •  2/7/2015  •  Dissertação  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

PROFESSORA: MÁCIA RIQUEL

ALUNO: Jáder Ewerton Feitosa de Souza

 

DISSERTAÇÃO O QUE OS MOVIMENTOS POPULARES TÊM REIVINDICADO PARA A EDUCAÇÃO

João Pessoa/ PB

Agosto de, 2013.

Dissertação de texto, como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Seminário temático IV, pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientado pela Professora:

 Márcia Riquel.

Introdução: Desde o início da copa das confederações em junho de 2013 o Brasil tem vivenciado uma onda de protestos que vem se desencadeando por toda a nação trazendo certo desconforto e expectativa de mudanças para a população, no princípio esses protestos começaram como uma forma de reivindicação para se baixar o preço das passagens de ônibus, mas depois tomou um novo rumo, aproveitando o foco da copa das confederações onde os olhos do mundo estavam voltados para o Brasil à população começou a requerer dos governantes uma nova qualidade de serviços públicos nos vários setores de repartições públicas, é a qualidade “Padrão FIFA”.

I. A ORIGEM DESSES PROTESTOS. Em artigo publicado no Wall Street Jornal, o cientista político americano Fancis Fukuyama afirmou que: “Em todos os lugares onde emerge, a classe média moderna causa fermentação política, mas raramente foi capaz de, por si mesma, trazer mudanças políticas duradouras, ele afirma que em países como Turquia, Brasil e Egito, os protestos não foram liderados pelos pobres, mas por uma juventude com “nível educacional acima da média” que usam tecnologia e as mídias sociais como Facebook e Twitter para espalhar informação e organizar manifestações”. No Caso do Brasil a revolta é contra uma elite que governa e exige projetos glamorosos para a copa do mundo e olimpíada e falha na provisão de coisas básicas como educação, segurança e saúde. O grande desafio é evitar a associação e absolvição no longo prazo pelo sistema arraigado e corrupto. Como aconteceu na Tailândia e China, onde a população acabou dando apoio ao governo autoritário, quando lhes pareceu que era a melhor maneira de assegurar seu futuro econômico.

II. E O QUE É REIVIDICADO PARA A EDUCAÇÃO: Podemos observar que a população almeja um nível melhor na educação, um sistema educacional que valorize o professor, pagando-lhes salários mais dignos e que insira o cidadão no mercado de trabalho, muitos avanços vem acontecendo nos últimos anos na educação brasileira, mas ainda falta muito, pois o que se tem feito de benefícios na verdade são passos que só visam os interesses de políticos que estão apenas preocupados com resultados meramente eleitoreiros e resultados eleitoreiros são em curto prazo, quando nós sabemos que a educação exige resultados a longos prazos e investimentos pesados para se mudar de fato essa realidade caótica em que se encontra a educação em nosso país. Os nossos governantes devem fazer um pacto pela educação e isso tem que ir além da administração do partido “a” ou do partido “b”, eles devem agir em favor dos interesses da sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com