AP II Organização do trabalho do docente
Por: Fedalpicolo • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Pergunta 1: Conforme a abordagem ou tendência escolhida pelo professor, teremos diferentes implicações em sala de aula. Com isso vocês já perceberam também que o posicionamento sócio-político-educacional do professor influencia diretamente sua maneira de trabalhar com os alunos, na medida em que, de suas escolhas dependerá o sucesso na aprendizagem. Analise a tirinha abaixo e comente sobre o tipo de ensino aplicado neste caso. Qual a participação de Mafalda, como aluna? E do professor? Em qual abordagem estaremos nos apoiando ao trabalhar como no exemplo dado? Esta seria sua escolha pessoal? Por quê?
Resposta:
O tipo de ensino aplicado neste caso é o tradicional, onde a relação professor-aluno é vertical, o professor detém o poder sobre a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc. O professor exerce o papel de mediador entre alunos e modelos culturais, sem interação dos conhecimentos entre alunos.
O papel do aluno é passivo e se limita a escutar e reproduzir os conteúdos de forma automática e sem variações, o que na maioria das vezes é considerado como indicador de que houve aprendizagem. Mas, a Mafalda espera mais, ela sente a necessidade de construir o conhecimento através da investigação, em ações impregnadas de finalidade.
Ao trabalhar na abordagem acima citada, o papel do professor está ligado à transmissão de certo conteúdo que é predefinido e constitui a existência escolar, e essa didática tradicional quase poderia ser resumida em “dar a lição” e em “tomar a lição”.
Trabalhar nesta abordagem não seria minha escolha pessoal porque acredito numa aprendizagem significativa, construída através de experiências pessoais, sabendo que cabe ao professor a orientação necessária para que os objetos sejam explorados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhes a solução pronta.
Pergunta 2: Vamos refletir e discutir sobre a maneira como os professores estão atuando na era digital e na utilização de novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
Para tanto, sugiro que assistam ao vídeo “Tecnologia ou Metodologia”, para ilustrar seus comentários e sua opinião sobre o tema. O vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=player_derailpage&v=mKbEbKQZVQU
Resposta:
A utilização das novas tecnologias nas escolas proporciona encontrar meios para a construção de ambientes de aprendizagem significativos e contextualizados. É inevitável que para isso, o uso da tecnologia passe pela mudança de metodologias, e reforça a importância do professor no processo. O professor necessita de capacitação para o uso das tecnologias como ferramentas no processo ensino-aprendizagem.
Podemos verificar no vídeo apresentado, que o professor pede aos alunos a repetição automática dos dados que forneceu, num modelo de raciocínio elaborado, que correspondente à metodologia em que se baseia.
Sabemos que cabe ao professor a busca pela capacitação, mas também cabe às Instituições de ensino ofertá-las, pois o uso das tecnologias torna-se uma consequência de uma mudança de postura dos professores, que passam a compreender o potencial tecnológico para a construção de ricos ambientes de aprendizagem.
...