AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Por: -12190102 • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 214 Visualizações
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO AESF
DAMAYRA LORENA MARTINS NERES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
BURITIRANA-MA
2019
DAMAYRA LORENA MARTINS NERES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Trabalho apresentando á ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO,com
o requisito parcial para obtenção de notas.
ORIENTADOR:SÂMIA SOARES
BURITIRANA-MA
2019
RESENHA
O objetivo nesta resenha será apresentar de forma objetiva e resumida as políticas educacionais. Na primeira parte apresenta de como alcançar os objetivos nas escolas públicas e de boa qualidade. E por isso as políticas têm uma ligação direta com a escola, política na área educacional é a ponte que liga as determinações e objetivos legais com a realidade local.
No segundo subtítulo fala sobre o processo histórico, ou seja, o surgimento da educação, que começou no período colonial e deu inicio a vinda dos colonizadores ao novo mundo. E com esse surgimento o propósito era converter os índios a fé católica, e esses ensinamentos os Jesuíticos serviram de instrumento de exploração.
No terceiro subtítulo apresenta os indicadores educacionais brasileiros que disputa entre os setores dominantes da sociedade e as camadas populares, que buscam na mesma possibilidades para garantir o poder econômico, político e social. Pois a realidade socioeconômico de crianças, jovens e adultos impede de ler e escrever e com isso gera a exclusão social de milhão de pessoas.
Em 1687 foi executado um programa para enfrentar estruturalmente a desigualdade de oportunidade educacionais e avançar para uma educação de qualidade para todos. Esse plano de Desenvolvimento da Educação(PDE) Segundo Demerval Saviani ele não dar a garantia com sucesso para uma boa educação e por isso surgiu a prova Brasil e o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)para detectar os avanços e necessidades de cada instituições.
Rodrigues afirma que no Plano Nacional de Educação há ciclos na elaboração das políticas publicas. Elas são concebidas como um processo, composto por etapas e estágios que atendem as demandas da sociedade. Os ciclos principais são seis para a elaboração das políticas publicas, dentre elas são:
- Preparação das decisões política: Que nada mais do que organizar idéias e ações para enfrentar e buscar problemas e soluções.
- Agenda Setting:É para decidir se um tema vai ser efetivamente incluído ou adiado para uma data posterior, ou programas que deverão ser implementados.
- Formulação: É diagnosticar a construção da solução de um determinado problema, e de onde serão extraídos os recursos para poder organizar e planejar os benefícios e serviços que deve ser implementados.
- Implementação: É a preparação para as ações do governo a serem colocadas em pratica .
- Monitoramento: Monitorar os conteúdos adotados referentes a implementação.
- Avaliação: Analisar os efeitos produzidos na sociedade pelas políticas publicas.
Quando falamos dos impactos escolares as políticas publicas se propõem a provocar alterações na forma de organização e desenvolvimento do trabalho escolar.Segundo os documentos oficiais do Plano Nacional de Educação, afirma que há um grupo de metas estruturantes para a garantir o direito a educação básica com qualidade e acesso a universalização da alfabetização e oportunidades educacionais. Essas metas requer a redução das desigualdades, valorização da diversidade assim como dos profissionais da educação.
...