ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA BASES SÓCIO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Por: eeeushuwuehue • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA BASES SÓCIO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
COLATINA
2018
[pic 2]
ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA BASES SÓCIO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Bases Sócio - Filosóficas da Educação do curso de licenciatura em PEDAGOGIA do IFES campus Itapina, como forma de obtenção de nota.
COLATINA
2018
Questão 1 (12,5 pontos): Leia atentamente a passagem a seguir e desenvolva um texto elucidando os principais aspectos que compõe a crítica feita pelos filósofos Adorno e Horkheimer em relação à Modernidade. Após, exemplifique, em que medida, tal crítica abarca o projeto educativo moderno. (Min. 30 linhas)
“Desde sempre o iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. [...] O progresso do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretenção, a de dissolver os mitos e anular a imaginação, por meio do saber. [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada. [...] O saber que é poder não conhece limites. Esse saber seve aos empreendimentos de qualquer um, [...] assim como na fábrica e no campo de batalha, está a serviço de todos os fins da economia burguesa... A técnica é a essência desse saber. Seu objetivo não são os conceitos ou imagens nem a felicidade da contemplação, mas o método, a exploração do trabalho dos outros, o capital. [...] O que os homens querem apreender da natureza é como aplicála para dominar completamente sobre ela e sobre os homens. Fora disso nada conta.” (Adorno e Horkheimer, Dialética do esclarecimento, 1947)
RESPOSTA:
Podemos dizer que a razão iluminista surgiu para anular a dependência do ser humano aos mitos religiosos, a metafísica e aos conhecimentos especulativos. A religião principalmente, era uma das formas de domínio dos indivíduos. A razão dos iluministas, era crítica, onde se buscava explicações logicas e fundamentadas para se explicar os fenômenos e demais acontecimentos na sociedade. Na citação, o autor fala “O progresso do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço”, isso por que, antes, usavam explicações absurdas como forma de se colocar uma ideia como algo certo.
Com a evolução do pensamento e a da racionalização dos conhecimentos, a modernidade foi marcada pro uma mudança de propósitos e ideias. Mas, Adorno e Horkheimer (1947), dizem que isso foi, de certa forma, controverso. Ao invés do conhecimento emancipar o homem, ele foi a forma do homem ser dominado.
Segundo os autores, “O que os homens querem apreender da natureza é como aplica-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens.” Então. O pensamento em referencia a razão, perde a ideia de algo emancipatório, e passar a caminhar para a dominação, e o trabalho é uma dessas formas. Vários conceitos mudaram na modernidade, por exemplo o trabalho, que da mesma forma, atua geralmente em beneficio do outro, sendo uma forma de dominar pela necessidade do outro de se manter.
Entendemos que a Educação na modernidade é articulada como um projeto político mais amplo. Porém, mesmo assim, a educação te um papel de transmitir e conservar a cultura, os conhecimentos considerados universais e formar cidadãos para atuar na sociedade. Mas esse não deveria ser o foco da educação, nos preceitos iluministas, a educação devia ter papel de libertação. Devemos entender que crítica é uma das marcas do pensamento moderno e contemporâneo, porém, não é tão aceita nos dias atuais. A modernidade tratou de colocar a educação como uma forma de dominação. Na educação, tem-se que, o que sabe mais é o dono do poder. Por exemplo, o professor, assume um papel de dono do saber, isso é uma forma de dominação.
Então, na modernidade se perdeu a ideia de emancipação do indivíduo, a escola passou a ser um mero sistema de repasse de ideias culturais. Quando a escola deixa de forma um cidadão critico e com capacidade de crítica, ela passa a colaborar com o modelo de dominação, onde, não se questionar o por que e para que, simplesmente se faz, assim como foi repassado.
Questão 2 (12,5 pontos): Leia atentamente a passagem a seguir e desenvolva um texto em que explique os dois processos apontados pela citação que, segundo Foucault, tornou a burguesia “a classe politicamente dominante”. Após, exemplifique como tais processos estão presentes na Instituição Escola. (Min. 30 linhas)
“Historicamente, o processo pelo qual a burguesia se tornou no decorrer do século XVIII a classe politicamente dominante, abrigou-se atrás da instalação de um quadro jurídico explícito, codificado, formalmente igualitário, e através da organização de um regime de tipo parlamentar representativo. Mas o desenvolvimento e a generalização dos dispositivos disciplinares constituíram a outra vertente, obscura, desse processo. A forma jurídica geral que garantia um sistema de direitos em princípio igualitários era sustentada por esses mecanismos miúdos, cotidianos e físicos, por todos esses sistemas de micropoder essencialmente inigualitários e assimétricos que constituem as disciplinas.” (Michel Foucault, Vigiar e Punir, 1975)
...