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ATPS Competências Profissionais

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

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Curso: Pedagogia-6º semestre

Centro de Educação a Distância (CEAD)/Polo UNIDERP

Disciplina: Competências Profissionais

Acadêmicas: Ieda Cândida Barraca Amorim de Sá- RA: 7984724470

Rosemeire Ramos-RA: 434707

Atividade Prática Supervisionada de Competências Profissionais

Professor a Distância: Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Campo Grande, 17 de Novembro de 2015

Relatório Final de um projeto de ensino de letramento e alfabetização pautado em Educação Lúdica.

O lúdico é um importante instrumento para a aprendizagem das crianças, pois elas vivem num universo onde o faz de conta e realidade se misturam, favorecendo o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção dos conhecimentos. Segundo Piaget (1978) entendemos que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, indispensável à prática educativa.

Ensinar utilizando o elemento lúdico, além de propiciar momentos de brincadeiras para as crianças, as oportuniza o desenvolvimento das funções motoras e cognitivas.

Brincando, a criança vai elaborando teorias sobre o mundo, sobre suas relações, sua vida. Ela vai se desenvolvendo, aprendendo e construindo conhecimentos. Age no mundo, interage com outras crianças, com os adultos e com os objetos, explora, movimenta-se, pensa, sente, imita, experimenta o novo e reinventa o que já conhece e domina. (GRASSI, 2008, p. 33)

Por meio do lúdico a criança começa a desenvolver sua capacidade de imaginação, abstração e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao imaginário.

O segundo tema é a respeito do papel do professor na prática pedagógica. A prática pedagógica é objeto permanente de discussão no campo da educação e por isso, educadores e todos os envolvidos nesta área preocupam-se em descobrir estratégias e a filtrar nas pedagogias existentes, um direcionamento que ofereça ao aluno uma aprendizagem eficaz.

Jonnaert e Borght (2002, p.252) citam que o professor deve criar as condições necessárias para a aprendizagem do aluno, desde o planejamento até os momentos de avaliação ao longo do processo de aprendizagem. Sendo assim, o papel do docente é:

Conhecer seus alunos e adaptar o ensino às suas necessidades, incorporar a experiência do aluno ao conteúdo e incentivar sua participação, refletir e pensar sobre sua prática, dominar o conteúdo e a metodologia para ensiná-lo, utilizar de forma eficiente o material didático, dedicando mais tempo às práticas que enriquecem o conteúdo (SILVA, 1992).

Portanto, o professor deverá por meio de sua prática pedagógica estabelecer uma relação de diálogo, pois desta maneira, o aluno sentirá sua importância no espaço da escola e da sala de aula, além de proporcionar-lhe segurança. Conquistada a segurança, o aluno irá adquirir sua autonomia, tomando decisões inerentes a sua condição de aprendiz e de sujeito cidadão.

O terceiro tema a ser abordado é sobre a importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem. O educador deve conhecer bem sua turma, com vistas a planejar atividades adequadas às reais necessidades dos alunos. Assim, para a efetiva aprendizagem, faz-se relevante as escolhas para a organização das classes precisam ser intencionais de acordo com a atividade a ser realizada, bem como com as competências de cada um dos alunos.

O último tema a ser apresentado é sobre o uso de jogos e brinquedos como instrumentos na construção da aprendizagem. Estes instrumentos são indispensáveis no dia a dia das crianças, uma vez que oportuniza o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, da criatividade, da socialização, da coordenação, entre outros.

Por meio do jogo as crianças aprendem regras e outras questões importantes para aplicarem em seu cotidiano. Isso implica dizer que “os jogos são brincadeiras e ao mesmo tempo meios de aprendizagem” (PIAGET, 1978, p. 87)

O brinquedo assim como o jogo contribui para a construção da vida social e coletiva, fortalecendo a prática social. Segundo Piaget (1978) a influência do brinquedo no desenvolvimento da criança é imprescindível. Para o autor, na mesma obra, o sinônimo de infância é o brinquedo, o brincar e a brincadeira, sendo isto para a criança o que o trabalho é para o adulto, caracterizando-se desta forma, sua principal atividade nesta fase de sua vida.

Projeto “A atividade lúdica como promotora da aprendizagem do alfabeto”

Público-alvo: alunos do 2º ano do ensino fundamental

b) Perfil da turma: A turma é diversificada, uma vez que algumas crianças conhecem as letras do alfabeto e outras não, além dos alunos apresentarem indisciplina.

c) Tempo de duração: 2 semanas

d) Tema da aula: 50 minutos

e) Justificativa:

O Projeto “A atividade lúdica como promotora da aprendizagem do alfabeto” é importante, pois, utilizaremos jogos e brincadeiras para a aprendizagem das letras do alfabeto, proporcionando um ambiente descontraído para o processo de ensino e aprendizagem.

O lúdico é um importante instrumento para a aprendizagem das crianças, pois elas vivem num universo onde o faz de conta e realidade se misturam, favorecendo o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção dos conhecimentos. Em acordo com Piaget (1978) entendemos que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, indispensável à prática educativa.

Conforme Macedo et al. (2005)

O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas

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