ATPS GESTÃO EDUCACIONAL
Por: danidas24 • 30/3/2015 • Relatório de pesquisa • 853 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO: A EFICIÊNCIA DA AUTONOMIA NO SUCESSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Quando pensamos no termo “gestão”, pensamos em uma direção centralizada, de onde as ordens vêm de cima para baixo. Esse formato de gestão ainda é muito comum nos dias de hoje, mas está muito longe de ser o ideal para o bom funcionamento do ambiente escolar.
Um país democrático deve abranger inclusive a educação e suas políticas e por isso cada vez mais se fala em autonomia escolar. Mas o que vem a ser isso?
Autonomia escolar nada mais é do que a descentralização do poder da gestão, abrindo espaço para que todos os profissionais da instituição possam participar da tomada de decisões, compartilhando seus conhecimentos e experiências vividas ali e discutindo novas possibilidades e mudanças para a melhoria do ambiente escolar e do sucesso do ensino-aprendizagem dos alunos.
A gestão pública só deve fazer qualquer tipo de mudança em suas leis e diretrizes após estar dentro das instituições observando as reais necessidades da comunidade ali inserida, para que os profissionais daquela instituição possam trabalhar norteados e amparados dentro das leis. A escola tem autonomia parcial por conta disto, mas cada uma deve traçar seus objetivos baseados nas necessidades e cultura de sua comunidade.
Uma ação bastante comum na maioria das escolas são os “Conselhos Escolares”: São órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. Fazem parte do Conselho os professores, funcionários, gestores e pais de alunos. A escola é um espaço que reúne diferentes culturas e ideias, e por isso a participação do Conselho é de suma importância para a democratização da educação, oferecendo mais transparência e legitimidade às decisões tomadas.
Quando se trata de Educação, toda ajuda é bem vinda para garantir a eficiência do andamento escolar, pois é interesse tanto da escola quanto dos pais que a criança consiga extrair dali bagagem cultural e experiência para toda a sua vida. Quanto melhor o desempenho da escola, melhor a formação do aluno. Para atender as necessidades da comunidade, a escola precisa conhecê-la, e não há outra maneira para isso senão abrir as suas portas para que a comunidade possa interagir, participando da tomada de decisões também. Isso é democracia!
ENTREVISTA COM A GESTÃO E OS PROFESSORES
Quais são as atribuições da equipe gestora?
R: Na parte pedagógica é orientar o trabalho pedagógico da escola! Assim como integrar a família, neste processo. Já na parte administrativa, é cuidar, preparar e organizar, as questões burocráticas da escola.
Como podemos realizar um bom trabalho em equipe (equipe gestora e professores) ?
R: Articular as atribuições de todos para um bom andamento do trabalho escolar, compartilhar e integrar os conhecimentos do grupo, planejar e desenvolver um trabalho com objetivos afins.
Como são preparadas as reuniões pedagógicas, para orientar os docentes?
R: Nas paradas pedagógicas que são feitas uma vez por semestre e nos HTPCs, que são feitas 2 horas semanais. São traçadas estratégias para ajudar os alunos que não evoluem igualmente ao restante da turma, com abordagens de temas específicos, como atingir a meta da REDE, ou atingir o IDEB em anos de provas Brasil, etc.
Na sua escola há um Conselho Escolar?
...