ATPS Matematica
Por: Bade Sonia • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.420 Palavras (10 Páginas) • 232 Visualizações
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UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Curso de Pedagogia - Licenciatura
Disciplina: Competências Profissionais
Taguatinga-DF
Novembro/2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho visa criar um projeto de alfabetização e letramento pautado na educação lúdica. Partindo da ideia que a criança aprende quando aquilo lhe traz prazer aprender brincando ou jogando traz resultados significativos neste processo de construção da aprendizagem.
Sabemos também que o processo de alfabetização e letramento deve ocorrer de forma eficaz na vida de uma criança, caso contrário ocorrera em danos posteriores na aprendizagem da criança.
Assim este projeto veem buscar uma maneira de aliar a prática lúdica ao processo de ensino aprendizagem, de forma que a criança possa desfrutar deste momento da melhor maneira possível.
PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
1. PROJETO: Letramento e alfabetização através do lúdico
2. TEMA: A Ludicidade na alfabetização
3. PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano Ensino Fundamental I.
4. DURAÇÃO: Um semestre
Levantamento das hipóteses relativas à situação problema e o perfil da escola:
O perfil da escola escolhida é de periferia, um bairro pobre com problemas de infraestrutura, as famílias são carentes de baixa escolaridade e em sua maioria desempregados ou autônomos sem carteira assinada e com pouca informação. As crianças por sua vez não são motivadas a frequentarem a escola, não demonstram interesse pelos estudos o que exige que a gestão da escola faça um trabalho de equipe junto com a comunidade, pais e professores. Com base nessas informações faremos um projeto de acordo com a necessidade dessa turma de 25 alunos, sendo 15 meninas e 14 meninos, desses alunos 4 possuem dificuldades no processo de aquisição da leitura.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A proposta sugerida foi inserir o lúdico para a intervenção no processo de aquisição dessas crianças, o lúdico e um recurso didático e dinâmico que garante resultados eficazes na educação garantindo a qualidade no processo educacional . De acordo com Furtado et al (2007), a ludicidade possibilita à criança se conhecer e constituir-se socialmente, já que ao brincar, ela assimila diferentes representações sobre o mundo e desenvolve inúmeras formas de se comunicar, vivenciar suas emoções, interagirem com outras crianças e adultos, melhorar seu desempenho físico-motor, nível linguístico e formação moral. Desta forma brincando a criança desenvolve se melhor e aprende com mais prazer e facilidade.
O papel do professor e as relações que este estabelece dentro de sala são fundamentais o professor precisa estar atento e comprometido com sua prática pedagógica, inovar e buscar, alinhando se com práticas e observando a necessidade de cada aluno. O papel do professor frente à ludicidade se faz relevante na medida em que o mesmo possa oferecer as crianças interação, aprendizagem e possibilidades. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si.
A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem.
Contudo a escola de que estamos falando é uma escola que tem uma gestão focada no preparo dos seus professores visando o desempenho dos seus alunos, consciente das necessidades e da realidade social e cultural dos mesmos. Os aspectos que abrangem uma gestão e organização das classes são muitos e complexos, pois vão desde a organização estrutural, administrativa, de pessoas e do projeto político pedagógico.
Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).
Partindo desta ideia podemos entender que o uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem e uma ferramenta positiva , por poderem contribuir para o desenvolvimento intelectual e psicomotor das crianças.
PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Tema: Ler para escrever, brincar para aprender.
JUSTIFICATIVA:
O projeto tem em sua finalidade o proposito de aquisição da leitura e escrita com os alunos dos 3 ano do ensino fundamental I, o projeto está pautado no educação lúdica e sua eficácia na prática docente onde através do brincar a criança possa aprender.
A importância deste projeto está na necessidade de aquisição e aperfeiçoamento para a leitura e escrita, onde foi percebida a dificuldade dos alunos em realizar este processo.
O brincar para aprender está totalmente ligado, uma vez que a criança aprende brincado. Neste brincar deve haver os objetivos ligados com a aprendizagem, no projeto faremos o uso do jogo para o auxilio.
E importante ressaltar que nem todos os alunos da turma possuem essa dificuldade mas o projeto visa incentivar e promover o gosto pela escrita e pela leitura com todos os alunos da turma , e esta interação com os outros que possuem dificuldade possa contribuir de forma positiva para a finalização do projeto.
O hábito da leitura é poderosa e nos faz conhecer mundos e ideias nos leva a escrever melhor e nos tornar cidadãos críticos .A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
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